Respostas
Hidrografia
Em virtude de sua extensão, ou pela importância das regiões que atravessam, destacam-se os rios asiáticos relacionados a seguir.
• Obi-Irtysh – o mais longo da Ásia, com 5 570 km, percorre a Planície da Sibéria e desemboca no Oceano Glacial Ártico.
• Lena e Lenissei – também na Sibéria, desembocam igualmente no Oceano Glacial Ártico.
• Hoang Ho (Rio Amarelo) – nasce no Planalto do Tibet e desemboca no Mar Amarelo, a sudeste de Beijing (Pequim), capital da China.
• Yang Tsé (Rio Azul) – também nasce no Planalto do Tibet, mas desemboca no Mar da China Oriental, a norte de Xangai.
• Ganges – nasce ao sul da Cordilheira do Himalaia e dirige-se para o leste da índia, for mando com o Rio Bramaputra um extenso delta. Desemboca no Golfo de Bengala, a leste de Calcutá; é considerado o rio sagrado para os seguidores do bramanismo, assim como é considerada sagrada a cidade de Varanasi, às suas margens.
• Indo – nasce ao sul do Himalaia e percorre terras do Paquistão até desembocar no Mar da Arábia.
• Tigre e Eufrates – rios importantes da histórica região da Mesopotâmia. Juntos, esses rios formam o Chat-el-Arab, desembocando em terras do Iraque, no Golfo Pérsico.
• Jordão – rio importante na tradição religiosa da Palestina. Desemboca no Lago Asfaltite (Mar Morto), nos limites entre Israel e a Jordânia.
• Ural – rio que nasce nos Montes Urais e percorre as terras da Rússia, servindo de limite entre a Europa e a Ásia; desemboca no Mar Cáspio, em território do Cazaquistão.
• Lagos asiáticos – os maiores lagos são Cáspio, Arai, Baikal e Asfaltite (Mar Morto).
Clima
O continente asiático apresenta uma grande variedade de tipos climáticos. Nas terras situadas no extremo norte (Planície Siberiana e Planalto Central Siberiano), predomina o clima polar. Nessa região se encontra a localidade de Verkoiansk, considerada o polo do frio, onde já foram registradas temperaturas de até -70°C. Esses rigores climáticos vão se tornando mais amenos em direção ao sul. O centro do continente, por estar distante das influências marítimas, é dominado pelo clima temperado continental.
Mais para o sul, à retaguarda das grandes cordilheiras, encontram-se os climas semiáridos e áridos, formando a maior quantidade de desertos da Terra. Os principais são: da Arábia, da Síria, de Thal (Paquistão), de Thar (índia), de Lut (Ira), Salgado (Ira), de Gobi (Mongólia), de Takla Makan (China), de Kara Kum (Rússia Asiática), de Kennan (Ira), de Dehna (Arábia Saudita), da Judéia (Israel) e de Negue v (Israel).
No litoral da Ásia ocidental, predomina o clima mediterrâneo. Nos arquipélagos do sul (Indonésia, Filipinas), aparecem os climas quentes (equatorial e tropical). Nas penínsulas Indostânica e Indochinesa e no leste da China, o clima tropical de monções exerce grande influência sobre a vida e a economia, com chuvas torrenciais durante o verão e secas prolongadas durante o inverno. O clima subtropical ocupa grande extensão da faixa oriental desse continente, especialmente territórios de China, Japão, Coreia e Rússia Asiática. Para contrastar com as temperaturas extremas de Verkoiansk (-70°C), na Arábia já foram registradas as temperaturas mais altas do planeta, 57°C.
Vegetação
Dependendo principalmente do clima, a vegetação da Ásia é bastante diversificada: ao norte, na região siberiana, aparecem os musgos e liquens, que constituem a tundra ártica. Pouco mais ao sul, com o frio menos intenso, surge a enorme floresta boreal denominada taiga, em terras russas. A seguir, encontram-se as florestas tropicais e equatoriais, com grandes variedades vegetais. Também é observada a presença das savanas; na índia, recebem o nome de jângal.
Relevo
Desde os mares Mediterrâneo, Negro e Cáspio, até os oceanos Índico e Pacífico, o continente asiático é dominado pelas terras altas. De oeste para leste, encontram-se as seguintes unidades de relevo: Planalto da Anatólia, Maciço da Armênia, Cadeia do Cáucaso, Planalto do Ira, Planalto do Pamir (teto ou telhado do mundo).