• Matéria: História
  • Autor: 89940203
  • Perguntado 8 anos atrás

Faça um resumo no minomo 10(dez) linhas a vinda da familia real para o brasil e o processo de undependecia

Respostas

respondido por: Natandm
2
na época a a frança era governada por Napoleão Bonaparte que declarou que os países europeus deviam para de comercializar com a Inglaterra, porem Portugal não poderia aderiri a esse bloqueio pois a Inglaterra era o pias que mais fazia comércio com Portugal.
quando os portuguese se negaram a adererir o bloqueio o exercito francês começou a marchar em direção a Portugal a família real então entrou em um barco e veio para o Brasil se estabelecendo no Rio de Janeiro em 1808
Porem antes mesmo de chgar em solo brasileiroo rei D. João VI ja avia aberto os portos brasileiros para cemercializar com as demais nações podemos dizer que esse foi como o primeiro grito de independência já cortou o monopólio português sobre as mercadorias do Brasil .
temendo perder sua altoridáde real em 1821 D. João VI voltou para Portugal e nomeou seu filho D. Pedro I como o PR(príncipe regente) do Brasil só que isso fez um enorme rombo nos cofres brasileiros deixando a nação em péssimas condições financeiras, D. Pedro então resolveu tomar medidas em favor do povo abaixando os impostos, claro que isso não agradou em nada a corte portuguesa que ordenou que Dom Pedro Voltasse para Portugal, porem os poderoso fazendeiros da época fizeram um abaixo assinado para a permanência de D. Pedro no Brasil, em 9 de janeiro de 1822 D. Pedro reafirmou sua permanência no Brasil esse dia ficou conhecido como dia do fico.
Em setembro de 1822 a corte portuguesa ordenou novamente que D. Pedro voltasse para Portugal sobre ameça de invasão militar ao saber disso D. Pedro que estava em viagem proclamou em 7 de setembro 1822 as margens do rio Ipiranga a independência do Brasil

Natandm: foi mal so depois eu vi o tamanho que tinha ficado
Perguntas similares