• Matéria: História
  • Autor: lidiailiandra3778
  • Perguntado 8 anos atrás

Identificar a função e o contexto da criação de campos de trabalho e de extermínio pelos nazistas

Respostas

respondido por: maarigibson
0
Boa noite!

Os campos de trabalho foram criados como forma eficiente de manter prisioneiros políticos e éticos, que trabalhavam a zero custo. Eram estruturas relativamente comuns em guerras anteriores, porém com a Segunda Guerra Mundial, os nazistas deram novo significado aos campos de trabalho.

Os campos de trabalho foram construídos entre os anos de 1933 e 1945 e serviam, principalmente para controle étnico e social, onde as vítimas eram mantidas presas e forçadas a trabalhar por tempo limitado. O primeiro campo de trabalhos forçados foi construído em 1939, após a invasão da Polônia, e no processo de construção inúmeras pessoas pereceram em virtude dos maus tratos, inanição e exaustão.

Ainda na Polônia, país europeu com maior concentração de população judaica em seu território, no ano de 1941 foi construído o primeiro campo de extermínio, com a função de deixar a execução em massa mais eficiente. Uma das técnicas mais famosas de extermínio em massa era a utilização de câmaras de gás, chegando a executar até 6.000 pessoas em um dia.

Esses campos ainda desempenhavam outras funções como encontrar cobaias, eliminar indivíduos indesejados ao regime nazista (como homossexuais, judeus, ciganos, políticos oposicionistas, anarquistas), dentre outros.

Durante a Segunda Guerra Mundial foram construídos mais de 40.000 instalações e o principal alvo dos campos de trabalho e extermínio eram os judeus. Estima-se que mais de 2,7 milhões de pessoas foram executadas.
Perguntas similares