Ao docente cabe desenvolver ou aprimorar diversas características, todas fundamentais para sua ação docente. De acordo com Perrenoud (2000), uma delas é a competência de “conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem”. Sobre essa competência, podemos afirmar que: I – Refere-se ao domínio dos conteúdos com suficiente fluência e distância dos conteúdos para construí-los em situações abertas e tarefas complexas. II – É importante aproveitar ocasiões, partindo dos interesses dos alunos, explorando os acontecimentos. III – Trata-se de propiciar mecanismos de memorização de conteúdos transmitidos pelo professor. IV – Favorece a apropriação ativa e a transferência dos saberes, sem passar necessariamente por sua exposição metódica, na ordem prescrita por um sumário. Estão corretas as afirmativas: a. I, II e III b. I, II, III e IV c. II, III e IV d. I, III e IV e. I, II e IV
Respostas
Resposta:
Corretae.
I, II e IV
Respostas:
a.
I, II e III
b.
I, II, III e IV
c.
II, III e IV
d.
I, III e IV
Corretae.
I, II e IV
Explicação:
Alternativa: E
Comentário: é necessário que o professor conheça sua disciplina assim como uma gama de metodologias e técnicas que pode lançar mão visando à aprendizagem de seu aluno.
Sobre as competências relacionadas à Teoria de Perrenoud, a alternativa correta é a "e" (I, II e IV).
Teoria de Perrenoud
A ideia central da teoria é o conceito de competência, que segundo o autor, é a capacidade de mobilizar recursos cognitivos para solucionar uma situação problema. Dessa forma, a educação é um objeto de conscientização, para alunos e professores, do respeito as diferenças que emergem da diversidade cultural.
Assim, é importante diferenciar competência de habilidade. Pois, a competência são percepções, pensamentos, avaliações e ações, enquanto a habilidade tem menor amplitude e pode servir a várias competências.
Aprenda mais sobre a Teoria de Perrenoud em: https://brainly.com.br/tarefa/20162318