• Matéria: Direito
  • Autor: ivan150
  • Perguntado 8 anos atrás

a respeito das proposições de santo agostinho

Respostas

respondido por: LARIHHLZ
5

Olá,


Infelizmente você esqueceu de colocar as preposições da questão, porém acredito que as preposições  sejam estas:



l - na Patrística, a razão deveria ser usada para demonstrar os mistérios da fé

R. Correta. Uma vez que trata-se de uma filosofia nascida para conciliar o pensamento racional com a doutrina cristã, ela tem como temas fundamentais o maniqueísmo ( luta do bem com o mal), neoplatonismos ( só existe um Deus pleno e tudo emana dele), criação do mundo, ressureição e encarnação, corpo e alma, pecados e livre arbítrio e predestinação divina


ll- Na patrística buscou-se conciliar a filosofia junto ao pensamento cristão.

R. Correta. A escola de pensamento Patrística foi desenvolvida na Idade média, principalmente por padres  e tinha como objetivo a expansão do cristianismo na Europa e o combate aos Hereges. Nesta época se iniciou a construção da teologia cristã.


lll- para santo agostinho o homem nao tem... para alcançar a salvação

obs. Esta alternativa eu encontrei incompleta e não consigo julgar se esta certa ou errada, porém escreverei o entendimento de santo Agostinho no geral sobre o tema e você avalia se está certa ou errada.


Os estudos de Santo Agostinho se concentraram principalmente em definir o conceito de "pecado original" e "livre arbítrio". 


Ele entendia que só existe um Deus e tudo emana dele e por isso até a salvação do homem dependia da vontade dele. Dessa forma, ele defendia a ideia de que o homem não tem autonomia para alcançar a própria salvação. Se o homem ia ser salvo ou não dependia exclusivamente da vontade de Deus. 

Este pensamento dominou o pensamento medieval e justificou grande parte dos acontecimentos daquela época.


Perguntas similares