• Matéria: Sociologia
  • Autor: laviniaramosrod5312
  • Perguntado 8 anos atrás

costumo dizer que nenhuma nação passa impunemente por quase quatro séculos de escravidão. E se o modo de produção escravista perdurou no Brasil até o final do se do século 19, não há possibilidade de as marcas se apagarem com facilidade. As marcas materiais e as simbólicas. As duas imbricadas. A cultura da Casa grande sobrevive solidamente na sociedade brasileira, por menos que o queiramos. O preconceito e a discriminação contra os negros são herança presente da escravidão. Claro que temos avançando. Há hj um forte movimento negro no País. Há mais consciência da sociedade brasileira contra o racismo. Mas, ainda temos uma longa estrada pela frente indique a alternativa que interpreta corretarmente o texto acima(a) A situação do(a) negro(a) no Brasil mudou radicalmente na atualidade pois não existe mais o racismo.(b) As relações raciais no Brasil são fruto da situação histórica de formação desigual dessa sociedade.(c)A desigualdade entre as classes sociais no Brasil se sobrepõe às diferentes raciais, pois é racionalmente democrático (d)A sociedade brasileira é exemplo de democracia racial, pois no Brasil o racismo é combatido (e)O movimento negro propõe a superação da desigualdade social em detrimento da igualdade racial

Respostas

respondido por: winederrn
181
Olá!

Trata-se de uma questão de interpretação (o que não está claramente no texto, mas que possa ser identificado) de textos sobre o tema que foi proposto.

Vamos analisar o seguinte trecho do texto:

" (...) A cultura da Casa grande sobrevive solidamente na sociedade brasileira, por menos que o queiramos. O preconceito e a discriminação contra os negros são herança presente da escravidão".

Com base neste trecho, é possível notar que a LETRA "B" apresenta características que dão sentido implícito ao que está no texto.

Espero ter contribuído.

respondido por: manolocastro
5

Resposta:

Letra B

Explicação:

Perguntas similares