• Matéria: Filosofia
  • Autor: princesaamor
  • Perguntado 8 anos atrás

Com base nestas afirmações e nas leituras do textos, responda a seguinte pergunta: O que devemos fazer para superar essas incoerências éticas no comportamento social e profissional? É possível mudar a cultura brasileira do “rouba, mas faz”? Justifique sua resposta.

Respostas

respondido por: winederrn
1
Olá!

Deixarei as mesmas considerações para você.

A questão trata do tema ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E O REFLEXO NA SOCIEDADE.

Com base nas afirmações do texto, é possível identificar o seguinte ponto de vista com relação aos aspectos éticos na Administração Pública brasileira:

A sociedade joga toda a carga da falta de responsabilidade ética para cima do poder público, o que na verdade parece irônico, pois ela acaba aceitando e sendo conivente (muitas das vezes) com situações de sonegação de impostos.

Quando um elemento político (representante do povo) pratica um ato de corrupção, ele está subtraindo o que é pertence ao povo. Infelizmente, para grande parte da população, essa prática tornou-se comum e aceitável, fato que muitos condenados por corrupção acabam voltando ao poder.

Esse é um exemplo da cultura "rouba, mas faz", que está presente na maioria dos municípios brasileiros. Muitos questionam se é possível acabar com essa cultura, uma vez que está enraizada na história do país.

Sim, é possível mudar este cenário de falta de Ética na Administração Pública. Primeiramente, o recomendável é que a sociedade mude a forma de pensar e passe a acreditar que o que está na lei é para ser cumprido

O brasileiro, no dia a dia, está acostumado com o "jeitinho brasileiro para tudo". Segue uma pergunta para a sua reflexão ética:

Como podemos reclamar dos políticos que nos governam se, diariamente, muitas pessoas furam fila, compram produtos piratas e apostam em jogos ilegais?

Espero ter contribuído.
Perguntas similares