• Matéria: História
  • Autor: lorrainy7846
  • Perguntado 8 anos atrás

"Lê-se em Dionísio de Halicarnasso: 'a plebe saiu de Roma e retirou-se no Monte Sagrado, mas os patrícios continuaram sozinhos na cidade com seus clientes'. E mais adiante: 'a plebe descontente recusou alistar-se; os patrícios com seus clientes tomaram as armas e fizeram a guerra'. Esta plebe, muito distinta dos clientes, não fazia parte, pelo menos nos primeiros séculos, do chamado povo romano."O poder de negociação e as con q u istas sociopolíticas da plebe au m en tav am à m edida qu e R om a crescia em d ecorrên cia da sua exp an são m ilitar. O fortalecim en to dos plebeus possibilitou, en tre outras con q u istas,a) o direito de eleger e ser rep resen tad os pelos seus m agistrados.b) a exten são da escravidão por dívidas para os patrícios em débito.c) a isen ção dos im p ostos sobre a terra e a circulação de m ercad orias.d) obrigar m em bros p atrícios a sc u nirem cm m atrim ôn io com os plebeus.e) controlar e estabelecer os critérios da divisão da pilhagem obtida na guerra

Respostas

respondido por: Garcias29
2
Olá,

Resposta letra "A"

Os plebeus dispostos a lutar por igualdade de direitos promoveram algumas revoltas      ( os plebeus eram a maioria dos trabalhadores e dos soldados) desse modo, eles  conseguiram assegurar alguns direitos, sendo  um deles foi o de eleger magistrados  e ser representado nas assembleias.

 

Foi instalado o tribunato da plebe onde os magistrados eram eleitos a cada ano e tinham o poder de vetar leis contrarias aos plebeus. Esses direitos foram conquistados ao longo do  tempo e através de varias revoltas. 
Perguntas similares