• Matéria: História
  • Autor: mariaraylka3242
  • Perguntado 8 anos atrás

"O rei de Gana distingue-se por um ritual de vestuá­ rio: ele é o único, com o presumido herdeiro, a poder usar vestimentas costuradas; seguem outros detalhes: boné dourado e turbante, colares e braceletes. O rei mantém audiência para julgar, no quadro de um impressionante cerimonial que comporta uma rigorosa etiqueta, minuciosamente descrita por Al-Bakri; este último evidencia uma prática que se mostra de extrema importância, em virtude destas implicações religiosas: os sujeitos do rei, quando ele se aproxima, prosternam- -see se lançam por terra, sobre as cabeças. Entretanto, este costume, dificilmente conciliável com o islã, é poupado aos muçulmanos, os quais se contentam em bater palmas. Finalmente, são descritas as grandiosas cerimônias que marcam os funerais do rei, o hábito de enterrar os serviçais com o soberano, os sacrifícios e as libações que lhe são oferecidas, os bosques sagrados que abrigam as tumbas dos reis e o seu caráter inviolável. Tudo isso contribui para fazer da monarquia uma instituição sagrada e digna de reverência."a) Explique o motivo de os muçulmanos serem "poupados” de prostemar-se diante do rei de Gana.b) Como ocorreu o processo de islamização em Gana?

Respostas

respondido por: Matheusieti
56
Bom dia!

Com base no enunciado acima, podemos compreender que: 

Partindo de uma perspectiva histórica é possível notar que o processo de islamização dos povos africanos ocorreu por volta de 1076, através da conquista dos almorávidas, que  saquearam Kumbi-Saleh, e transformaram a cidade em um reino tributário.

Deste modo, é interessante notar que, a partir desse processo o império se fragmentou, o que permitiu a abertura para a entrada de diversos povos vizinhos, podendo assim diminuir o risco de repúdio aos povos. 


Bem, espero ter ajudado.

Um abraço. 

respondido por: nicoliwolfart
32

Resposta:

Qual é a a) e qual é a b) dessas resposta

Explicação:

Perguntas similares