• Matéria: História
  • Autor: fabiofelip4355
  • Perguntado 8 anos atrás

Os gastos militares intensificaram-se a partir dos séculos III e IV d.C., devido a) ao esforço romano de expandir suas fronteiras para o centro da África. b) às perseguições contra os cristãos, que, bem-sucedidas, permitiram o pleno retorno ao politeísmo. c) à necessidade de defesa diante de ataques simultâneos de bárbaros em várias partes da fronteira. d) aos anseios expansionistas, que levaram os romanos a buscar o controle armado e comercial do Mar Mediterrâneo. e) à guerra contra Cartago pelo controle de terras no norte da África e na Península Ibérica.

Respostas

respondido por: anapbertho
41
Olá,

Depois de um período próspero, o Império romano começou a ter problemas para conseguir manter-se politicamente.

Mais do que querer expandir, ele precisou defender seus domínios. Como não estava conquistando novos territórios e, assim, adquirindo escravos de guerra, ele precisou contratar guerreiros. Muitos deles de origem bárbara. Aos poucos, estes próprios povos começaram a invadir o território romano para conquistá-lo.

Devemos lembrar que bárbaro era todo povo que não falava o latim, a língua do império romano. 

Por outro lado, com o avanço do cristianismo, Roma viu nisso uma alternativa para tentar manter-se no domínio de territórios. Se antes perseguidor, o Império tornou-se cristão.

Portanto, a letra correta é a C!
Bons estudos!

Perguntas similares