Sobre o recolhimento de impostos e os gastos públicos no Império Romano, é correto afirmar que a) os patrícios e os proprietários de terras não pagavam tributos, uma vez que estes eram de responsabilidade exclusiva de arrendatários e escravos, b) o desenvolvimento da engenharia civil foi essencial para integrar o Império e facilitar o deslocamento dos exércitos. c) as obras financiadas com recursos públicos foram apenas as de função religiosa, como altares ou templos. d) a desvalorização da moeda foi uma das formas utilizadas pelos governantes para aliviar o peso dos impostos sobre a população despossuída. e) os tributos eram cobrados por coletores enviados diretamente de Roma, não havendo qualquer intermediação ou intervenção de autoridades locais.
Respostas
Resposta:B
.
o desenvolvimento da engenharia civil foi essencial para integrar o Império e facilitar o deslocamento dos exércitos.
Explicação:
Resposta: Letra b
Explicação:
Ao longo da República Romana, 509-27 a.C., e início do Império, ocorreu o processo de expansão, o Mare Nostrum, sendo necessária uma rede de estradas, pontes e aquedutos para interligar as províncias com a capital Roma, facilitando a comunicação e a administração.
Nesse sentido, o Estado romano necessitou de muitos recursos para investir nessa infraestrutura e, assim, muitos impostos foram criados para aumentar a receita. Para atender a essa demanda social de comunicação, a engenharia civil ganhou destaque e projeção no fim da República e no Império Romano, como foi mencionado na alternativa B. As demais alternativas cometem equívocos ao considerar que não foram apenas obras de cunho religioso que foram financiadas com recursos públicos. Além disso, havia uma rede de comunicação para facilitar a cobrança de impostos.