• Matéria: Geografia
  • Autor: laiaradb7239
  • Perguntado 8 anos atrás

Os comunistas desdenham ocultar as suas opiniões e os seus propósitos. Declaram abertamente que os seus fins só podem ser alcançados pela transformação violenta de toda a ordem social até hoje existente. Podem as classes dominantes tremer ante uma revolução comunista! Nela os proletãrios nada têm a perder a não ser as suas cadeias. Têm um mundo a ganhar: proletários de todos os paises, uni-vos.
(MARX. Kail; ENGELS. Fnednch. Manifesto do Partido Comunista. Moscou: Edições Progresso, 1987. p. 70.)

Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber são os três principais teóricos na estruturação da Sociologia como ciência. O marxismo, igualmente, é uma das principais correntes do pensamento geográfico. Marx e Engels sistematizaram o modo de produção socialista, estudado pelas duas ciências. Desde então, a polêmica sobre qual é o melhor sistema para a humanidade não parou mais: há defensores de ambos os lados, capitalistas e socialistas, e outros que entendem não ser mais possível um sistema puro dentro das duas opções; o ideal seria um híbrido.

• Para você, qual sistema de produção apresentado traria maiores benefícios a uma comunidade? É possível a participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica proposta por Marx nos dias de hoje? Justifique

Respostas

respondido por: makmorales
36
Olá!

A história nos tem mostrado que as revoluções socialistas sempre terminam em ditaduras, onde, apesar da suposta igualdade, traz ditadores que ocupam o poder e governam com mãos de ferro, perseguindo e e assassinando opositores.

Foi assim em Cuba, na China, Rússia e qualquer outro país. Não obstante, todos esses regimes socialistas levaram a população a extrema pobreza.

A China e a Rússia, por exemplo, só melhoraram sua economia e condições de vida da população quando abriram o mercado e adotaram estratégias capitalistas.

O capitalismo também tem as suas falhas, tal como podemos observar na sociedade atual, mas os melhores países para se viver são essencialmente capitalistas.

Apesar disso, a desigualdade é o grande problema do capitalismo, assim como a ganância, onde podem surgir oligarquias, uma pequena taxa de bilionários influenciando países.

Como vimos na revolução industrial, o capitalismo selvagem também proporciona condições desumanas, assim como o socialismo. Para resolver a questão, é preciso ter agências reguladoras e mecanismos de defesa da dignidade humana.

Por isso, a defesa da população pregada pelo socialismo pode ser combinada com o modelo econômico capitalista e, com o tempo, passar a ser um modelo híbrido, que proporcione desenvolvimento, mas que não deixe a ganância ferir a dignidade humana.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares