Formação do solo As rochas da litosfera, se expostas à atmosfera, sofrem a ação direta do calor do sol, da umidade das chuvas, e do crescimento de organismos, dando inicio a processos dos quais decorrem inúmeras modificações no aspecto físico e na composição quimica dos minerais. A esses processos dá-se o nome de in t e m p e r i s m o (...), fenômeno responsável pela formação do material semiconsolidado que dará início à formação do solo. Processos envolvidos no intemperismo, agindo mais no sentido de alterar o tamanho e formato dos minerais, são denominados i n t e m p e r i s m o f í s i c o ou d e s i n t e g r a ç ã o . Outros, modificando a composição química, são referidos como i n t e m p e r i s m o q u ím i c o , ou, mais simplesmente, d e c o m p o s i ç ã o . A rocha, depois de alterada, recebe o nome de r e g o li t o , ou manto de intemperização, porque forma uma camada que recobre as que estão em vias de decom posição. É na parte mais superficial do regolito que se dá a formação do solo. A maior parte das rochas origina-se em grandes profundidades e sob condições de temperaturas e pressão elevadas. Quando da exposição das mesmas à atmosfera, elas se tornam instáveis, uma vez que estão sujeitas a condi ções de pressão, temperatura e umidade muito diferentes daquelas do meio de onde se originaram. Assim, a diminuição da pressão faz com que surjam fendas e oscilação de temperatura do dia para a noite, e do inverno para o verão provoca dilatação nas épocas de calor e contração nos períodos mais frios. Como a maior parte das rochas é constituída de mais de um mineral, que têm coeficientes de dilatação diferentes, essas variações de volume abrem caminho para o intemperismo químico, através da água e organismos que penetram por essas fendas.
(LEPSCH. Igo F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos. 2002. p. 12-13.)
1. Estabeleça inter-relações entre intemperismo, regolito e formação do solo.
2. Explique como ocorrem os processos de dilatação e de contração das rochas.
Respostas
respondido por:
27
1) A ação do vento e da chuva (intemperismo) causa o desgaste nas formações rochosas. Depois de sofrer estas deformações e alterações químicas em sua composição as rochas formam uma camada que recobre as que estão em processo de decomposição e são chamadas de regolito ou manto de intemperização. É através dessa camada que acontecerá progressivamente a formação do solo.
2) A variação diária e anual ( mudança de estações) de temperaturas provoca processo de dilatação e contração nas rochas, este processo gera a termoclastia, que consiste fragmentação ou desagregação das rochas pela variação de temperatura.
2) A variação diária e anual ( mudança de estações) de temperaturas provoca processo de dilatação e contração nas rochas, este processo gera a termoclastia, que consiste fragmentação ou desagregação das rochas pela variação de temperatura.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás