• Matéria: Português
  • Autor: faberlei375
  • Perguntado 8 anos atrás

“[...] extenso laranjal, coroado anualmente de milhares de áureos pomos... [...] Transpondo límpido regato e vencida pedregosa ladeira [...] chega-se à rua principal, que tem por mais grandioso edifício espaçosa casa de sobrado [...]"

Apesar de o narrador descrever uma povoação “acanhada e em decadência”, os adjetivos destacados revelam um olhar romântico para a vila de Sant’Ana. Explique por quê.

Respostas

respondido por: juliocsfs
27
Trecho retirado do romance brasileiro Inocência, de autoria de Alfredo d'Escragnolle (Visconde de) Taunay, publicado em 1872. Retrata o cotidiano e as relações de pessoas do sertão mato-grossense. O livro representa uma transição do Romantismo para o Naturalismo, ao ilustrar personagens como produto de um vilarejo atrasado em relação ao resto do país.

Porém o livro também olha para os costumes e especificidades naturalistas da vida rural de forma romântica, na relação entre seus personagens e no retrato da hospitalidade e tradicionalismo do sertanejo.

O livro que, racionalmente oferece uma sociedade atrasada em uma ótica mais ampla, demonstra as emoções intensas de seus aspectos íntimos.
Perguntas similares