“Por toda parte entra, com efeito, o doutor: penetra no interior das famílias, verdadeiros gineceus."
a) Inocência, como outras mulheres de sua época, era mantida praticamente prisioneira em sua casa. Considerando essa informação, explique por que o interior das famílias era considerado um verdadeiro gineceu.
b) Esse trecho permite identificara estrutura familiar do sertão no que diz respeito à proteção da famíüa da presença de estranhos. Explique.
Respostas
a) "Gineceu", na Grécia Antiga, era uma parte da habitação destinada à permanência das mulheres da família. Assim, Visconde de Taunay escolhe usar o termo para ilustrar a permanência das mulheres do século XIX reclusas em suas casas, sem grandes possibilidades de participação na sociedade.
b) Sim, pois podemos perceber que as mulheres eram "protegidas" ao ficarem em suas casas, no seio de suas famílias, enquanto apenas pessoas de confiança como um médico tinham acesso a este núcleo familiar.
A) Na Grécia Antiga, a palavra "Gineceu" referia-se a um local da casa onde os gregos acomodavam as mulheres, apartadas dos homens que, por extensão, passou a significar também uma instituição em que só as mulheres podem participar. Desta maneira, quando o autor faz a comparação da palavra "Gineceu" com a realidade vivida por Inocência, ele procura retratar o sofrimento que a mesma era sujeitada. Visto que a jovem moça era exclusa do meio social. O objetivo de mantê-la em cativeiro era evitar que ela pudesse se relacionar com outra pessoa.
B) Boa parte das famílias daquela época adotavam a essa "estrutura de proteção", que visava manter a segurança da família e também privar as mulheres da casa de sair de sua residência ou receber algum estranho no interior de seus lares. Apenas pessoas de confiança como um médico tinham acesso a este núcleo familiar.
- Bons estudos! =)