• Matéria: Português
  • Autor: deividrola1343
  • Perguntado 8 anos atrás

[...] A vida no boulevard, as pessoas a passear para cima e para baixo, o movimento dos passantes e dos coches que, vistos de cima, se assemelham a manchas coloridas, parecem, pela reprodução vaga, uma fotografia que capta o movimento e em que os contornos não estão bem defini dos. [...] A imagem parece fixar um momento passageiro. [...] (SAGNER-DÜCHTING, Karin. Monet: uma festa para os olhes. Espanha: Taschen, 1998. p. 60. (Fragmento).

a) O modo como Monet representa pessoas, coches, árvores e prédios sugere movimento. Por quê?
b) Que impressão sobre a vida na cidade o quadro provoca? Justifique.

Respostas

respondido por: makmorales
35
Olá!

a) Monet representa as pessoas, os coches, árvores e prédios como se fossem manchas, borrões que não possuem os contornos definidos. Isso ocorre, em parte, decorrente da ideia de movimento provocada pela obra.

Trata-se de uma obra de um movimento artístico chamado Simbolismo. Era exatamente esse o estilo dos traços e das pinceladas impressas nas telas.

b) O quadro passa uma ideia de movimento e de confusão, onde não é possível identificar exatamente o que está acontecendo, mas sabe-se que isso ocorre por causa do movimento dos pedestres.

Atualmente podemos perceber isso: você se lembraria do rosto de pelo menos 5 pessoas que avistou enquanto caminhava por uma grande cidade? Provavelmente não, e é exatamente esse simbolismo que pode ser percebido na obra.

Espero ter ajudado!


Anexos:
Perguntas similares