• Matéria: Português
  • Autor: victorsantoos960
  • Perguntado 8 anos atrás

Tinha então dezoito anos e, como era vivo, conseguiu, [...] ir servir de caixeiro numa botica velha e manhosa, onde, entre drogas e receituários, lhe foram voltando os hábitos da casa paterna. [...] Em localidade pequena, de simples boticário a mé­ dico não há mais que um passo. Cirino, pois, foi aos poucos, 9 com o tempo, criando tal ou qual prática de receitar e, agarrando-se a um Chernoviz, já seboso de tanto uso, entrou a percorrer, com alguns medicamentos no bolso e na mala da garupa, as vizinhanças da cidad e à procura de quem se utilizasse dos seus serviços Nessas curtas digressões principiou a receber o tratamento de doutor. [...] Contém Chernoviz, dizem os entendidos, muitos erros, muita lacuna, muita coisa inútil e até disparatada. Entretanto, no interior do Brasil é obra que incontestavelmente presta bons serviços, e cujas indicações tên força de evangelho. Conhecia Cirino o seu exemplar de cor e salteado [...] Curandeiro, simples curandeiro, ia por toda a parte granjeando o tratamento de doutor, que gradualmente lhe foi parecendo, a si próprio, título inerente a sua pessoa e a que tinha incontestável direito. Bem formado era o coração daquele moço, sua alma elevada e incapaz de pensamentos menos dignos. Entretanto no íntimo do caráter se lhe haviam insensivelmente enraizado certos hábitos de orgulho, repassado de tal ou qual charlatanismo, oriundo não só da flagrante insuficiência científica, como da roda em que sempre vivera. Afastava-se em todo caso, ainda assim com os seus defeitos, do comum dos médicos ambulantes do sertão, tipos que se encontram frequentemente naquelas paragens, eivados de todos os atributos da mais crassa ignorância, mas rodeados de regalias completamente excepcionais. Por toda a parte entra, com efeito, o doutor: penetra no interior das famílias, verdadeiros gineceus.Tem o melhor lugar à mesa dos hóspedes, a mais macia cama, é enfim un personagem caído do céu e junto ao qual acodem logo, de muitas léguas em torno, não já enfermos, mas fanatizados crentes, que durante largos anos se haviam medicado ou por conselhos de vizinhos ou por suas próprias inspira­ ções e que, na chegada desse Messias, depositam todas as ardentes esperanças do almejado restabelecimento. (TAUNAY, Visconde de. Inocência. 29. ed. São Paulo: Ática, 2001. p. 28-30. (Fragmento).)

1. No texto, qu ais os traços m ais im portantes que compõem a caracterização de Cirino?
Cirino é o herói rom ântico dessa narrativa. Do trechoüdo, transcreva no caderno características que lhe garantem essa condição.

Respostas

respondido por: anapbertho
57
Olá,

No texto de Visconde de Taunay, temos a descrição dos afazeres profissionais de Cirino, um boticário do interior.

Segundo o texto, ele tem um coração bom, apesar de ter um toque de orgulho. Nos parece ser um rapaz inteligente, que aos poucos vai aprendendo por si próprio a profissão de boticário ( farmaceutico) e médico do interior.

Ele parece ser um heroi romântico, porque apesar de parecer para os clientes ser uma pessoa entendida no assunto, no sentido de ser estudado, o que é uma mentira, ele se esforça em aprender sobre o assunto. Além disso, é a única solução para lugares sem acesso a boa saúde.

Bons estudos!
respondido por: Liziamarcia
34

Cirino
---era prático de farmácia,
autopromovido a médico ambulante., seguia um manual seboso "chernoviz " --Tinha 25 anos, era agradável, olhos negros e bem rasgados, barbas e cabelos cortados quase à escovinha.
---Era ,inteligente ,decidido. "Doutor" Cirino era caridoso, bom doava a própria vida em defesa do amor.
Perguntas similares