• Matéria: Geografia
  • Autor: comigodeixe987
  • Perguntado 8 anos atrás

O território marinho O espaço oceânico nacionalizado permanece (...) como palco de disputas, agora internas ao pais, envolvendo grupos de interesses diversificados. No caso do Brasil, onde permanece uma visão do ambiente marinho como "território da União” , é o petróleo que abre as discussões, através dos royalties reivindicados por estados e municipios costeiros adjacentes às bacias petrolíferas em exploração. De uma só vez, o espaço oceânico adquire as escalas estadual e municipal, abrindo a possibilidade de futuras reivindicações por parte da comunidade por direitos de exclusividade na pesca e no uso e ocupação do mar e zona costeira adjacente.( MITCHELL. Gilberto. O ambiente marinho sob a perspectiva do espaço e do lugar. In: CASTRO. Iná Elias de et al. Redescobrindo o Brasil: 500 anos depois. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil: Faperj. 2000. p. 161)

• Por que o autor indica que pode haver reivindicações da comunidade sobre o uso e a ocupação de áreas marítimas?
.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
23
Olá,


   Como não pode ser diferente, o capitalismo aqui se torna mais uma vez causa da questão sobre o território Marítimo. A muito anos atrás as  brigas por territórios eram exclusivamente por territórios continentais, hoje ao observarmos as disputas territoriais elas vão muito além de posse de terras, o mar e até o céu estão envolvidos nelas.

  O mar agrega recursos econômicos conhecidos e desconhecidos, e a exploração deste pode acarretar em muito dinheiro para aquele que o tem. O Estado que possui direito aquelas águas pode explorar toda a sua riqueza, no exemplo citado acima é o Petróleo, conhecido como ouro negro, que é o motivo da disputa.
Perguntas similares