• Matéria: História
  • Autor: biancabreves205
  • Perguntado 8 anos atrás

O Plano Civilizador "A lei, que lhes hão de dar, é defender-lhes comer carne humana e guerrear sem licença do Governador; fazer-lhes ter uma só mulher, vestirem-se, pois têm muito algodão, ao menos depois de cristãos, tirar-lhes os feiticeiros, mantê-los em justiça entre si e para com os cristãos: fazê-los viver quietos sem se mudarem para outra parte." (NÓBREGA, Manuel da. Plano Civilizador: carta ao R Miguel de Torres, Bahia. 8 de maio de 1558. In: LEITE, Serafim S. J. Cartas dos primeiros jesuítas no Brasil (1553- -1558). Coimbra: Tipografia da Atlântida, 1957. p. 450.)

A educação cristã, apresentada no plano de Manuel da Nó­ brega, condizia com as culturas indígenas na América portuguesa? Justifique

Respostas

respondido por: RPTurolla
7

Olá!


A educação proposta por Nobrega é exatamente o oposto das culturas dos índios da América Portuguesa.


A tradição indígena na América Portuguesa era nômade, na crença politeísta e em determinadas regiões poligâmica. O processo de aculturação descrito no texto acima tem exatamente a ideia de que o o índio era uma alma que poderia ser salva dos pecados que a cultura do mesmo lhes emprestava.


O fato de vestirem pouca roupa, o que condizia com a condição climática das terras brasileiras, também fez parte do processo de aculturação, já que os jesuítas, em suas missões, vestiram os índios com suas pesadas roupas europeias.


Perguntas similares