Antes de o sol começar a esquentar as terras da faixa ao sul do Saara conhecida como Sahel, duas dezenas de mulheres da aldeia de Widou, no norte do Senegal, regam a horta cujas frutas e verduras alimentam a população local. É um pequeno terreno que, visto do céu, forma uma mancha verde — um dos primeiros pedaços da “Grande Muralha Verde” , barreira vegetal que se estenderá por 7000 km do Senegal ao Djibuti, e é parte de um plano conjunto de vinte países africanos.
O projeto ambiental descrito proporciona a seguinte consequência regional imediata:
a) Facilita as trocas comerciais.
b) Soluciona os conflitos fundiários
c) Restringe a diversidade biológica.
d) Fomenta a atividade de pastoreio.
e) Evita a expansão da desertificação.
Respostas
Com base nos conhecimentos acerca do projeto presente no Sahel Africano, podemos afirmar:
a) errado, pois o objetivo do projeto não é comercial; as relações comerciais podem ser facilmente melhoradas com a construção de estradas e não de áreas verdes.
b) errado, já que a solução para conflitos fundiários poderia se dar através da justiça, seja ela nacional ou internacional. Afirmativas nesse sentido podem ser tomadas por instituições como o tribunal internacional e a ONU.
c) errado, pelo contrário, pois a grande muralha verde tem amplia a diversidade, e não a restringe como diz o enunciado da questão.
d) errado; o acordo é feito entre cerca de 20 países africanos, e o caráter não é propriamente econômico para atividade de pastoreio.
e) correto; evitar a expansão da desertificação é o objetivo principal da grande muralha verde; pois ela poderia afetar a vida animal e humana, já que é constatado que os desertos possuem a capacidade de expandirem-se. Portanto, a iniciativa visa conter tal fato.
Espero ter ajudado!
O projeto ambiental presente na aldeia do Widou tem como consequência ambiental evitar que ocorra a expansão da desertificação (alternativa e).
A região está localizada ao sul do deserto do Saara é uma região semiárida que está se transformando em uma região árida devido à má utilização do solo.
As populações presentes na região praticavam agricultura itinerante devido à pouca disponibilidade de recursos para investir em suas práticas agrícolas.
Neste tipo de plantio, coloca-se fogo na vegetação e as cinzas resultantes deste processo é capaz de trazer fertilidade momentaneamente para a solo e após dois ou três colheitas, a região torna-se improdutiva.
Com esta prática a região desértica estava sofrendo ampliação. Os governos locais de países presentes ao longo desta faixa de terras de oeste a leste da África, tomaram esta iniciativa para evitar que a desertificação continue acontecendo.
Ao longo de toda a muralha verde são realizados projetos de reflorestamento, práticas agrícolas sustentáveis, pastoreio com diversas famílias vivendo na região.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/41667473