• Matéria: História
  • Autor: ThamiresIsabele7952
  • Perguntado 8 anos atrás

"Um grupo de manifestantes jogou tinta no Monumento às Bandeiras, na [...] zona sul de São Paulo [...I. [...) tinha tinta vermelha jogada e uma mensagem de 'bandeirantes assassinos' escrita em tinta branca. Na noite anterior, a mesma frase já tinha sido pichada no local, além de palavras contra a PEC 215 [Proposta de Emenda à Constituição que visava transferir a competência da demarcação das terras indígenas da União para o Congresso Nacional]."

Pode-se relacionar as pichações ao M onum ento às Bandeiras

a) a um a disputa de m em ória política, relacionada à PEC 215, na qual os grupos interessados exploram a memória dos bandeirantes de forma contraditória.
b) à responsabilização dos bandeirantes, pela sociedade brasileira, por uma tradição histórica de desrespeito aos direitos indígenas, perpetuada pela PEC 215.
c) à mem ória polêmica dos bandeirantes, que divide a opinião do país entre os paulistas, que os idealizam como heróis, e os habitantes dos dem ais e s ­ tados, que os veem como algozes dos indígenas.
d) ao com bate à m em ória idealizada dos bandeirantes como os heróis desbravadores do Brasil, pois lem bram sua responsabilidade pelo apresam ento e a escravização de indígenas.
e) ao combate às contradições, pois, historicamente, se reconhece que os bandeirantes foram algozes dos indígenas, m as ainda se perm item hom enagens à sua m em ória por meio de m onum entos públicos

Respostas

respondido por: thomasgp18
126
boa tarde !

A alternativa que melhor responde essa questão é a alternativa D. Esses ataques ao monumento que faz referencia aos bandeirantes é uma crítica à visão heroica que se dá desse grupo. O que essas manifestações querem dizer é que, apesar de existir uma visão dos bandeirantes como desbravadores do Brasil, é preciso lembrar da VIOLÊNCIA presente nesse processo e na forma como indígenas sofreram com isso.

Essas manifestações se intensificaram pois visam trazer mais visão e polemizar a PEC 215, que propõe a transferência da marcação de terras índigenas da união para o congresso nacional.
Perguntas similares