• Matéria: História
  • Autor: amandinha5597
  • Perguntado 8 anos atrás

"Ao antigo Regime havia sucedido a Monarquia Constitucional; à Monarquia, a República; à República, o Império; ao Império, a Restauração; depois viera a Monarquia de Julho. Após cada uma dessas mutações sucessivas, foi dito que a Revolução Francesa, tendo acabado o que presunçosamente se chamava 'sua obra', havia terminado: era o que se dizia e no que se acreditava. Ah! Eu mesmo tive esperanças de que isso ocorresse sob a Restauração e até depois de ela ter sido derrubada; e eis a Revolução Francesa que recomeça, pois é sempre a mesma. À medida que avançamos, seu final se afasta e torna-se obscuro. Chegaremos (...) a uma transformação social mais completa e profunda do que previram e quiseram nossos pais e do que nós mesmos podemos conceber; ou iremos simplesmente acabar na anarquia intermitente (...]? Quanto a mim, não posso dizê-lo, ignoro quando acabará essa longa viagem; estou cansado de tomar sucessivamente névoas enganosas por continente e pergunto-me com frequência se a terra firme que procuramos há tanto tempo de fato existe, ou se nosso destino não é o de correr o mar eternamente!"

1. No início do texto, Tocqueville elenca uma sucessão de etapas da história da França. Identifique os processos históricos a que ele se refere e indique o intervalo de tempo no qual sucederam.
2. De que forma o processo histórico citado anteriormente se relaciona com a Revolução de 1848? Justifique sua resposta com elementos do texto.
3. Explique o balanço do processo revolucionário feito pelo autor.

Respostas

respondido por: anapbertho
50
Olá,

1. Em seu texto, Tocqueville cita o Antigo Regime (do fim da Idade Média até 1791), a Monarquia Constitucional (1791 - 1792) , a República (1792- 1795), o Império  (1804 - 1815) , Restauração (1815 - 1830) e Monarquia de Julho (1830 - 1848).  

2.  A Revolução Francesa foi o movimento que quis por fim ao Antigo Regime, principalmente quanto à monarquia absolutista, onde o rei tinha total poder. Após passar por fases em que a burguesia ganhou mais poder, voltou-se a ter uma monarquia, quando Napoleão foi derrotado e os reis europeus voltaram ao poder. A revolução de 1848 foi, mais uma vez, o desejo popular de derrubar a monarquia.

3. Para Tocqueville, o sentimento revolucionário sempre está presente. Acreditava-se que o desejo pelo fim da opressão dos nobres fosse derrotada no fim de todos os períodos citados pelo autor, mas ele sempre é retomado. 

Concluindo, o autor deixar no ar se este é um movimento contínuo ou se um dia terá fim. 


Bons estudos!
Perguntas similares