• Matéria: História
  • Autor: emillymatos3751
  • Perguntado 8 anos atrás

(Enem-MEC/2015) "Iniciou-se em 1903 a introdução de obras de arte com representações de bandeirantes no acervo do Museu Paulista, mediante a aquisição de uma tela que homenageava o sertanista que comandara a destruição do Quilombo de Palmares. Essa aquisição, viabilizada por verba estadual, foi simultânea à emergência de uma interpretação histórica que apontava o fenômeno do sertanismo paulista como o elo decisivo entre a trajetória territorial do Brasil e de São Paulo, concepção essa que se consolidaria entre os historiadores ligados ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo ao longo das primeiras décadas do século XX." (MARINS, R C. G. Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da retratística monárquica europeia. Revista do LEB, n. kk, fev. 2007.)
A p rática g o vernam ental descrita no texto, com a escolha dos tem as das obras, tinha como propósito a construção de um a m em ória que
a ) afirmava a centralidade de um estado n a política do país.
b ) resgatava a im portância da resistência escrava na história brasileira.
c ) evidenciava a iinpoiLancia da pioduçâo ailística no contexto regional.
d ) valorizava a saga histórica do povo na afirmação de u m a m em ória social.
e ) destacava a presença do indígena no desbravam ento do território colonial.

Respostas

respondido por: anapbertho
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Olá,

Devemos lembrar que a reforma que introduziu uma narrativa nova sobre a independência e formação nacional no Museu Paulista aconteceu durante a República Velha (1889-1930).

Neste período os paulistas e os mineiros revezaram-se no poder, devido a sua importância econômica.

Acompanhando a sua influência, há a narrativa que coloca os bandeiranted paulistas como os desbravadores do país, unindo litoral e interior, fazendo conhecer novas terras.

Portanto, a letra correta é a A!
Bons estudos!
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