• Matéria: Química
  • Autor: gmbobo00p1d5f6
  • Perguntado 8 anos atrás

Devido à toxicidade do mercúrio, em caso de derramamento desse metal, costuma-se espalhar enxofre no local para removê-lo. Mercúrio e enxofre reagem, gradativamente, formando sulfeto de mercúrio. Para fins de estudo, a reação pode ocorrer mais rapidamente, se as duas substâncias forem misturadas num almofariz. Usando esse procedimento, foram feitos dois experimentos. No primeiro, 5,0 g de mercúrio de 1,0 g de enxofre reagiram, formando 5,8 g do produto, sobrando 0,2 g de enxofre. No segundo experimento, 12,0 g de mercúrio e 1,6 g de enxofre forneceram 11,6 g do produto, restando 2,0 g de mercúrio.Mostre que os dois experimentos estão de acordo com a lei da conservação da massa (Lavoisier) e a lei das proporções definidas (Proust).

Respostas

respondido por: gustavoif
277

Vejamos como resolver esse exercicio:

Primeiro experimento:

5,0g de mercurio + 1,0g enxofre = 5,8g sulfeto de mercurio + 0,2g enxofre.

Segundo experimento:

12g de mercurio + 1,6g enxofre = 11,6g sulfeto de mercurio + 2,0g mercurio

Na primeira reacao ha um excesso de 0,2g de enxofre, ou seja, na realidade sao necessario 0,8g de enxofre para reagir com 5,0g de mercurio. Na segunda reacao ha um excesso de 2g de mercurio, ou seja, sao necessarios 10g de mercurio para reagir com 1,6g de enxofre.

A reacao esta de acordo com a lei da conservacao das massas pois nas duas reacoes o somatorio das massas dos produtos e igual o somatorio das massas dos reagentes.

E a reacao esta de acordo com a lei das proporcoes definidas de Proust pois de uma reacao para outra, retirando-se os excessos, multiplicou-se a massa dos indices por 2.

Perguntas similares