• Matéria: História
  • Autor: rodrigosbarroso6823
  • Perguntado 8 anos atrás

A greve geral de 1917 em São Paulo "A escalada sufocante do custo de vida, convergindo com a ampliação dos investimentos industriais e a interrupção do fluxo imigratório, reforçou a capacidade de organiza­ ção, reivindicação e negociação dos operários, levando empresários e autoridades a recorrerem mais aberta e completamente à violência policial como recurso fundamental de contenção. A equa­ ção explosiva que assim se armou irrompeu num conflito urbano da mais extrema gravidade em julho de 1917, quando a polícia matou um operário grevista ao reprimir uma manifestação de têxteis por melhores salários. A passagem do cortejo fúnebre pela cidade arrebatou as multidões operárias, desencadeando uma greve geral, com a adesão de mais de 45 mil trabalhadores que, premidos pela polícia, se amotinaram e assumiram o espaço público por vários dias."

De acordo com o historiador Nicolau Sevcenko, que condições levaram à greve geral de 1917

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
23
Olá.


A greve geral de 1917, consistia na luta de trabalhadores que se juntavam com os demais companheiros com o objetivo de conquistar melhorias para todos os envolvidos.
De acordo com o historiador, a greve se originou por conta do assassinato de um operário que estava no movimento grevista, o trabalhador foi executado por um policial, o que gerou uma revolta nos demais companheiros.

Com o assassinato, os trabalhadores se juntaram e realizaram uma greve geral, com mais de 45 mil pessoas envolvidas, contra a atitude exercida pelo poder policial.

Antes disso, os trabalhadores já estavam insatisfeitos com os custos de vida, que entravam em conflitos com os investimentos da indústria.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares