"Sigo o destino que me é imposto. Depois de decê nios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive que renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário m í nimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobras e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre."
a) A que se refere Vargas com esta afirmação: “Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar”?
b) Como Vargas caracterizou a crise pela qual passou seu governo?
c) O que Vargas pretendia ao escrever “Não querem que o trabalhador seja livre”?
Respostas
Olá!
É importante saber que este é um trecho da Carta Testamento de Getúlio Vargas, encontrada na ocasião de seu suicídio em 24 de agosto de 1954.
Vamos aos itens:
A) Ao longo da carta, Vargas procura ressaltar o legado deixado por seu governo. Assim, evidencia o trabalho realizado junto à população, especialmente no que diz respeito às conquistas trabalhistas e políticas que o levaram a ficar conhecido como “o pai dos pobres”; além disso, foi responsável pelo início da industrialização brasileira, privilegiando as indústrias nacionais e combatendo a dependência externa.
B)
Vargas caracterizou a crise pela qual passou seu
governo como uma manobra política de grupos conservadores nacionais, como por
exemplo militares e empresários, aliados a grupos internacionais para combater
a política nacionalista de Vargas e criar uma dependência econômica do país em
relação ao capital externo.
C)
Ao escrever “Não querem
que o trabalhador seja livre”, Vargas remete às conquistas em relação aos
direitos trabalhistas obtidas durante seu governo como, por exemplo: CLT –
Consolidação das Leis Trabalhistas, férias, regulação da jornada de trabalho e
aposentadoria.