• Matéria: História
  • Autor: Luuhneves1740
  • Perguntado 8 anos atrás

"Em um discurso Voltado para o futuro, e não preso ao passado', o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse [...] que seu país busca um 'novo começo' nas relações com Cuba e que está preparado para discutir temas variados, como direitos humanos e imigração. 'N ão estou interessado em falar por falar. Eu acredito que podemos colocar as relações Estados Unidos-Cuba em uma nova direção. O s Estados Unidos querem um novo começo com Cuba', disse Obama em seu discurso de abertura na Cúpula das Américas, em Trinidad eTobago, nesta sexta-feira. Diante de outros 33 chefes de Estado, Obama sugeriu também a criação de 'um novo senso de parceria no hemisfério' e disse que para seguir adiante nesse novo modelo, os países da região 'não podem ficar prisioneiros de desavenças do passado'. 'Eu peço aos senhores que possamos buscar uma parceria igualitária, sem parceiros juniores ou seniores. Estou aqui para lançar um novo capítulo. [...] os Estados Unidos estão preparados para assumir os erros do passado [...]. Isso é parte da mudança que precisa acontecer. [...] Não são só os Estados Unidos que precisam mudar. Todos nós temos responsabilidades. [...] Cada uma das nações tem o direito de seguir seu próprio caminho. M as todos temos a responsabilidade de garantir que a população das Américas possa perseguir seus próprios sonhos em sociedades democráticas'." PEIXOTO, Fabricia. Obarra diz que EUA querem “novo começo com Cuba”. BBC Brcsil, 17 abr. 2009. Disponível em . Acesso em 27 mar. 2016. O discurso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, faz referência à rivalidade entre Estados Unidos e Cuba, construída no marco histórico da Guerra Fria. Sobre esse assunto, pode-se afirmar que

a) a dissolução da União Soviética deu início a um movimento de aproxim ação entre Cuba e Estados Unidos na década de 1990, quando com e­ çaram as primeiras conversas para uma reaproximação diplomática entre esses países.
b) apesar de ter-se alinhado ao bloco socialista, sob influência da União Soviética, Cuba permaneceu na Organização dos Estados Americanos (OEA), mesmo contra a vontade dos Estados Unidos, aumentando a tensão entre os dois países.
c) em razão do receio de que o castrismo incentivasse outros focos revolucionários no continente americano, os Estados Unidos tentaram expulsar Cuba da Organização dos Estados Americanos (OEA), porém essa tentativa foi rejeitada por outros países americanos.
d) apesar de expulsa da Organização dos Estados Americanos (OEA) em 1962, Cuba conseguiu manter relações comerciais com a maioria dos países latino-americanos até 1972, quando ingressou no Comecon, organização de cooperação mútua dos países do bloco socialista.
e) apesar de o movimento revolucionário liderado por Fidel Castro e Ernesto Che Guevara ter tomado o poder em Cuba no ano de 1959, o país se aproximou da União Soviética somente a partir de 1961, depois da tentativa do governo norte-americano de derrubar o governo recém-instaurado.

Respostas

respondido por: Garcias29
11
Olá,

Reposta letra "E"

A revolução cubana, segundo Fidel Castro  tinha cunho nacionalista, desse modo, ele tomou medidas voltadas para o social, como: reforma agraria, distribuição de terras e redução de medicamentos e outros. Essas medidas fizeram os Estados Unidos romper relações com Cuba.



A partir de 1961, após o rompimento com os Estados Unidos, Cuba alia-se a URSS para obter apoio econômico e militar. Os Estados Unidos tentam invadir Cuba em 1962, mas foram vencidos pelos cubanos, depois disso os EUA impuseram um bloqueio econômico a Cuba.

respondido por: ironnaldo1
4

Resposta:  Alternativa 1:

Cuba se aproximou da União Soviética somente a partir dos anos de 1960, depois da tentativa do governo norte-americano de derrubar o governo recém-instaurado e ser expulsa da Organização dos Estados Americanos (OEA) em 1962, apesar de o movimento revolucionário liderado por Fidel Castro e Ernesto Che Guevara ter tomado o poder em Cuba no ano de 1959.

Explicação: pag. 189 do livro didático

Perguntas similares