• Matéria: Biologia
  • Autor: Keyllamendes7152
  • Perguntado 8 anos atrás

Ao com er as folhas das plantas, os insetos prejudicam o crescimento delas. No entanto, m uitas plantas apresentam defesas químicas e físicas que afastam esses insetos fam intos. Em um exemplo m uito interessante, determinada planta libera substâncias químicas que atraem uma espécie de vespa parasita de lagartas. A vespa fêmea deposita seus ovos no interior desse animal que é devorado pelas larvas que eclodem dos ovos. a) Esse é um exemplo de que fenômeno relacionado à evolução biológica? Justifique. b) Com o a teoria da evolução por seleção natural explica a origem das defesas dessa planta contra herbivoria?

Respostas

respondido por: camilafortes13
57
a) Sim, esse mecanismo das vespas de parasitarem insetos herbívoros, no caso as lagartas foi algo adquirido com o passar do milhares de anos. O fato é que essas vespas parasitas vêem de uma série evolutiva de superfamílias de himenópteros, essas vespas colocam diversos ovos ainda na fase larval dentro de outros artrópodes, todo esse processo ocorre basicamente porque certas plantas produzem uma substancias químicas que são capazes de atrair esse tipo de vespa, essa característica da planta de exalar essa substância foi algo que foi sendo desenvolvido na planta com o passar do tempo e serve simplesmente como proteção para a planta, pra que ela possa de proteger de herbívoros (no caso as lagartas) que querem se alimentar dela. 
b) É aquela velha frase: "Os mais adaptados sobrevivem". Então, de forma simples, pelo fato da planta se sentir ameaçada o seu organismo foi adquirindo mecanismos de proteção (produção de substâncias atrativas para vespas) contra herbívoros como as lagartas, e por conta desse desenvolvimento que ela não é uma espécie ameaçada, por exemplo, já que esse mecanismo permite a ela se proteger de outros seres vivos.
Perguntas similares