(Fuvest-SP) As bananas mantidas à temperatura ambiente deterioram-se em consequência da proliferação de micro-organismos. O mesmo não acontece com a bananada, conserva altamente açucarada, produzida com essas frutas.
a. Explique, com base no transporte de substâncias através da membrana plasmática, por que bactérias e fungos não conseguem proliferar em conservas com alto teor de açúcar.
b. Dê exemplo de outro método de conservação de alimentos que tenha por base o mesmo princípio fisiológico.
Respostas
Olá, tudo bem?!
a) As bactérias e fungos não conseguem proliferar em conservas com alto teor de açúcar, pois eles são microorganismos que não conseguem sobreviver no meio hipertônico, pois devido ao processo de osmose, acabam perdendo água por meio da membrana plasmática.
b) Outro método de conservação de alimentos que tenha por base o mesmo princípio fisiológico é quando salgamos a carne-seca e bacalhau, por exemplo. Feito o processo de salgar, os alimentos são colocados em uma local aberto para que permeie um grande volume de ar seco, transferido água do alimento para o ar e consequentemente, desidratando-o.
Espero ter conseguido te ajudar pelo menos um pouquinho, bons estudos!!
Resposta:
a) há um gradiente de concentração entre o meio intra e extracelular, causando a desidratação dos mesmos.
Explicação:
As bactérias e os fungos não conseguem se proliferar em conservas com alto teor de açúcar, uma vez que há um gradiente de concentração entre o meio intracelular e o meio extracelular. Com isso, os fungos e as bactérias perdem água para o meio externo, sofrendo desidratação.