• Matéria: Biologia
  • Autor: flaydajullya5653
  • Perguntado 8 anos atrás

Você já sabe que cada espécie de ser vivo possui um nú- mero característico de cromossomos. Os indivíduos da espécie humana, por exemplo, apresentam 23 pares de cromossomos em suas células somáticas. Para alguns organismos, no entanto, não é raro encontrar indivíduos normais que possuem alterações no número de cromossomos. Em plantas, é muito comum o fenômeno da poliploidia, ou seja, o surgimento de novas espécies que possuem mais do que dois conjuntos de cromossomos em suas células. A variedade de banana que consumimos é triploide (3n). Existem variedades selvagens de bananeiras, que são mais antigas. Foram descobertas uma espécie diploide (2n) e uma outra tetraploide (4n). Elabore uma explicação para o surgimento da bananeira triploide, com base nas informações acima.

Respostas

respondido por: ClaraTMattos
9
Boa tarde, tudo bem?

As bananeiras são triploides porque cada célula da própria bananeira tem três lotes de cromossomos homólogos, sendo no caso a célula 3n.

 

Esse tipo de formação triploide pode afetar na formação dos esporos, ou seja, sabe-se que nos vegetais a meiose deve ser feita para que os esporos se formem. Os esporos são os grãos de pólen masculinos.

 

Enquanto ocorre a primeira divisão da meiose deve ter o pareamento dos cromossomos homólogos, no qual se separarão. No caso das células triploides isso não pode ocorrer e, sendo assim, não tem a formação dos esporos, onde impede a fecundação e o desenvolvimento das sementes.

Perguntas similares