• Matéria: Geografia
  • Autor: LucasNathan7024
  • Perguntado 8 anos atrás

A imagem abaixo é de uma obra de Leslie Shows, a instalação Exibição das propriedades, na qual a artista estadunidense mostra diversas bandeiras das quais parecem escorrer tintas de várias cores que se misturam com brasões de famílias pela parede, sugerindo uma separação de questões nacionalistas, ideológicas e históricas das bandeiras dos países, marcas geográficas também com significados ideológicos. Essa obra foi instalada em Porto Alegre, na 8a Bienal do Mercosul, em 2011, intitulada Ensaios de geopoética. O tema dessa bienal foi a redefinição crítica da territorialidade pela arte. O evento promove a integração entre os países por meio da arte.

Em sua opinião, como essa obra questiona a relação política entre os países e, consequentemente, suas organizações em blocos econômicos? O que você acha da proposta da Bienal do Mercosul de integrar os países por meio da arte?

Anexos:

Respostas

respondido por: Matheusieti
13
Bom dia!

Com base no enunciado acima, podemos compreender que: 

As divisões políticas são importantes no que tange a economia dos blocos que a abrangem. 

Porém, partindo deste ponto é interessante entender que o processo de introdução da cultura, como por exemplo o feito pela Bienal promovida pelo Mercosul podem agregar valor a pluralidade presente na América do Sul, assim como nos diversos outros países que são múltiplos independente de seus traços históricos. assim, entendemos a arte e a educação como o gatilho para um futuro de união. 


Bem, espero ter ajudado. 

Um abraço. 
Perguntas similares