• Matéria: Geografia
  • Autor: FelipeFarias614
  • Perguntado 8 anos atrás

1. Carl Sagan faz uma analogia entre o que éramos e o que somos. Discuta essa comparação a partir da frase: "Por que correr atrás do alimento quando se pode fazer com que ele venha até nós?".
2. O que o autor quer dizer com a frase: "A fronteira estava por toda parte. Éramos limitados apenas pela Terra, pelo oceano e pelo céu."? Essa frase seria válida para os dias atuais?

Anexos:

Respostas

respondido por: makmorales
63
Olá!

1) Quando Carl Segan diz questiona dizendo que o alimento pode vir até nós, ele se refere ao aumento da capacidade tecnológica e logística que desfrutamos atualmente.

Hoje em dia, evoluímos tecnologicamente de tal forma que já é possível fazer compras sem sequer ir ao supermercado. De fato, não precisamos mais plantar o próprio alimento, nem buscá-los na roça, e agora nem precisamos ir ao supermercado.

No Brasil já existe um site que presta esse serviço, onde você pode receber suas compras mensais no conforto da sua casa.

2) Se analisarmos de cinco a dez mil anos atrás, perceberemos que estávamos limitados. Para irmos a outro país, além das fronteiras e muralhas impostas por seus governantes, era muito difícil chegar até o destino, pois não havia o conhecimento da geografia mundial e os meios de transporte adequados para isso. Muita gente se locomovia entre cidades a pé.

A tecnologia naval ainda engatinhava, mas antes disso, o homem sequer era capaz de navegar. Imagine o período quando o máximo que poderíamos percorrer em distâncias estava relacionado às nossas próprias pernas. Muito diferente de hoje, não é mesmo?

Também vencemos o céu. Atualmente, podemos viajar de avião por um valor acessível, algo inimaginável há 200 anos atrás. Por isso ele afirma que rompemos fronteiras.

Atualmente, não estamos limitados nem pela terra, nem pelo mar e muito menos pelo céu.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares