• Matéria: Geografia
  • Autor: carolsdanny7014
  • Perguntado 8 anos atrás

As ocupações de imóveis fechados tornaram-se frequentes nas grandes cidades brasileiras. A imagem acima retrata a ação da Polícia Militar na reintegração de posse de um edifício na avenida São João, na cidade de São Paulo, ocupado havia seis meses por aproximadamente 200 famílias de sem teto.

a) Por que alguns movimentos sociais decidem pelas ocupações urbanas? O que explica, nas grandes cidades, a existência de inúmeros imóveis fechados em áreas centrais dotadas de infraestrutura?
b) Além dos movimentos sociais, indique um agente econômico e um agente político diretamente envolvidos nos conflitos ensejados pelas ocupações urbanas.

Anexos:

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
72
Olá.


A. Algumas pessoas ligadas a movimentos sociais preferem ocupar imóveis por falta de moradias, ou de, um número pequeno reservado para as classes mais pobres da sociedade.

O que permite dizer que essa falta de habitação, vai contra os direitos da população, que são direito a moradia, e a função social que o lugar deveria ter, de acordo com o Estatuto da Cidade.

A existência de muitos imóveis fechados em áreas dotadas de infraestrutura pode ser explicado pela especulação imobiliária, que atua de diversas maneiras, para que esses imóveis sejam valorizados.Nos lugares mais deteriorados da cidade, há mais imóveis vazios.  

B. São vários os fatores que influenciam os conflitos sociais por conta da falta de moradia. A questão apresenta dois fatores, o agente econômico e o agente político. No primeiro, são realizados por meio das ocupações feitas em lugares que envolvem imobiliária e dono dos imóveis.

O agente político seria além dos movimentos sociais, o Estado, nas suas divisões como município, Estado e União, ou seja, o poder público em si.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares