• Matéria: Geografia
  • Autor: ariellemont1342
  • Perguntado 8 anos atrás

(Unicamp-SP) “Os projetos de recuperação e preservação de centros históricos, associados a processos de reestruturação urbana, têm sido uma constante no Brasil, principalmente a partir do final da década de 1980 e inicio de 1990. Pelourinho em Salvador, Bairro do Recife na capital pernambucana e o corredor cultural no Rio de Janeiro são alguns exemplos nacionais de locais que vêm sofrendo esse tipo de intervenção. Barcelona, Nova Yorque, Boston, Manchester, Paris e Buenos Aires estão entre os exemplos internacionais que marcam o fenômeno mundial de revitalização ou remodelação urbana.” Disponível em: www.comciencia.br/reponagens/cidades/cid02.htm. 05/11/07.

a) Por que ocorre a chamada “decadência” dos centros tradicionais das cidades?
b) Quais são as principais estratégias utilizadas nas cidades brasileiras para “revitalizar” as áreas consideradas decadentes?

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
47
Olá.


A. Ocorre a decadência dos centros tradicionais das cidades, porque o mercado imobiliário investe em novas estruturas de ocupação. E esses centros deixaram de ser administrados pelas grandes indústrias, o que dificulta o aumento de algumas atividades e utilização.
Um exemplo disso, é que as moradias mudam para outros lugares. E desta forma, o local passa a ficar abandonado, assim como pouca manutenção dessas estruturas, e também, as novas necessidades das pessoas, como o caso de garagens diversas.
B. As pessoas que moravam mais tempo no lugar são retirados, assim como as edificações que não estão em boas condições, são derrubadas ou reformadas para uma nova utilização, na maioria das vezes, para turismo e lazer. Existe também uma nova forma de valor para os patrimônios públicos,  etc.

Espero ter ajudado. Bons estudos!
Perguntas similares