• Matéria: Geografia
  • Autor: victtorzs4901
  • Perguntado 8 anos atrás

A ideia de dona do mundo sempre esteve latente na política externa dos Estados Unidos da América, desde o processo de consolidação de sua independência. Ao longo dos séculos XIX e XX, os governos dos Estados Unidos exerceram intervenções econômicas e político-militares em vários países da América Latina. Os fundamentos teóricos utilizados como justificativas para essas intervenções estavam delineados, entre outros,

a) na Emenda Platt, no Corolário Polk e no Plano Ayala.
b) na Doutrina Truman, na Emenda Platt e na Doutrina Sandinista.
c) no Destino Manifesto, no Corolário Roosevelt e no Bolivarismo.
d) na Doutrina Monroe e no Corolário Roosevelt.
e) no Plano Ayala, na Doutrina Monroe e no Bolivarismo.

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
53
Olá.


De acordo com o enunciado, compreende-se que a alternativa correta é a letra D.



A doutrina Monroe, de James Monroe, refere-se a um posicionamento do político em meio a tentativa de expansão da Europa na América. Na época, sua frase ficou bastante famosa: “América para os americanos”. E por meio dessa doutrina, que surgiu o Corolário Polk.

Nessa nova forma, houve um anexo de antigas áreas coloniais espanholas no território dos Estados Unidos. E o governo se comprometeu em apoiar os colonos que quisessem anexar território.  medida incorporou o Texas e o Novo México ao território americano.

Já o Corolário Roosevelt, criado por Theodore Roosevelt, foi incorporado à Doutrina Monroe, que tentava estender uma visão ampliada que favorecesse os Estados Unidos.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares