• Matéria: Geografia
  • Autor: LuanaCamelo295
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia este trecho:

Eurocopa & eurocrises
Sempre gostei da Eurocopa. O futebol é um pormenor. As minhas razões são políticas. Gosto da Eurocopa porque ela é a expressão tangível (e bem ruidosa) da diversidade nacional europeia que nenhum a construção federal será capaz de suprimir.
Dias atrás, a chanceler Angela Merkel [alemã] declarou em entrevista: a solução para os problemas do euro passa por mais “integração” dos países da zona do euro. [...]
Angela Merkel, claro, não lê a im prensa portuguesa. Se lesse, veria o que escreveram a respeito do jogo Alemanha x Portugal (que os portugueses, injustamente, perderam por 1 a 0). A retórica antigerm ânica era violenta, o que se entende; o país está sob resgate financeiro internacional, com a bênção punitiva da Alemanha.
Mas as rivalidades que a Eurocopa oferece não são apenas explicadas por crises econômicas momentâneas. Existem tam bém memórias históricas que persistem em retornar à superfície.
Jogos como Polônia x Rússia ou França x Inglaterra são evocações fantasmagóricas de lutas seculares que deixaram sua pegada arqueológica. Quando essas equipes se voltarem a enfrentar na Eurocopa, não será apenas de futebol que a mídia irá falar.
[...]
Na Europa, não existe um único país; nem sequer, como pretendem os federalistas, diferentes “regiões” que podem fazer parte de um super Estado com capital em Bruxelas.
O que existe são nações múltiplas que, na hora do confronto desportivo, regressam a um sentimento primordial de pertença: a um a língua, uma cultura, uma identidade.
(Couunho. Joao Pereira. In: Folha de S.Paulo. p. E6. Ilustrada. 12 de junho de 2012. (Adaptado)).

A partir da análise e interpretação desse trecho, FAÇA o que se pede:

a) O jornalista português João Pereira Coutinho estabelece uma relação entre o comportamento das torcidas, a história e a situação econômica europeia atual. APRESENTE dois argumentos que comprovam a relação estabelecida pelo autor.
b) Pode-se perceber pela leitura do trecho que o jornalista tem uma posição com relação à integração europeia. EXPLIQUE qual é essa posição, justificando-a.

Respostas

respondido por: RPTurolla
79

Olá!


A) O sentimento nacionalista é claro em diversas regiões da Europa, apesar da um esforço (nem sempre grande) de integração. Podemos citar como exemplo o fato de que turistas que tentam se comunicar em inglês na França nem sempre são bem recebidos. Na realidade, eles preferem que o turista tente, mesmo que erradamente, falar o francês. Isto é resquício ainda de um período de nacionalismo exacerbado que respinga ainda nos dias atuais. Outra situação, que exemplifica ainda mais, é a relação da Inglaterra com os outros países do Reino Unido. Apesar de estarem ligados por laços legais, é comum que estes se desentendam em relação a diversos aspectos, como mais recentemente o BREXIT.


B) A opinião do autor é que a integração existe, mas não é essa maravilha que se pinta mundo a fora como modelo, o modelo da União Europeia. Em trechos como “o que existe são nações múltiplas que, na hora do confronto desportivo, regressam a um sentimento primordial de pertença;” comprova isso.


Perguntas similares