• Matéria: Geografia
  • Autor: marielepaula3397
  • Perguntado 8 anos atrás

A Al-Qaeda é uma organização criada por Osama bin Laden e, até onde se sabe, responsável pelos atentados de 2001 contra os Estados Unidos. O Talibã surgiu no contexto da invasão soviética no Afeganistão, quando os Estados Unidos e o serviço de inteligência do Paquistão recrutaram inúmeros estudantes para combater a invasão soviética.

1. Quais as relações atuais da Al-Qaeda e do Talibã com o Afeganistão e o Paquistão?
2. E com os demais países da Ásia Central e do Oriente Médio?
3. Quais as principais justificativas desses grupos para as suas ações terroristas? Quais suas principais reivindicações?
4. Qual a relação dos Estados Unidos com o surgimento do Talibã?

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
41
Olá,

 1. As ideologias da Al Qaeda e do Talibã são distintas, porém um grupo mantém relações que se aprofundaram desde que Osama Bin Laden, um dos fundadores da Al Qaeda, foi acolhido pelo Talibã no Afeganistão. As suas relações são básicas, de troca de armas, logística e dinheiro.

2. A Al Qaeda é um grupo islamista internacional, que forma núcleos independentes em vários países e que buscam dominar a geopolítica dentro do oriente médio. As suas principais relações com o oriente médio e Ásia central são os inúmeros grupos independentes de agregados a Al Qaeda e o sentimento de necessidade de dominação destes locais.

3. O principal objetivo da Al Qaeda é combater a influência ocidental nos países muçulmanos, e implantar a sharia, que é o código penal moral muçulmano. A justificava para os atos terroristas é que a violência é necessária para evitar que Estados ou países liberais demais alterem a cultura muçulmana.

4. De acordo com historiadores, o Talibã foi formado pelos EUA durante a guerra fria. Ainda de acordo com os estudiosos, durante a guerra fria para eliminar os soviéticos, os EUA fizeram um acordo com os extremistas.

Perguntas similares