• Matéria: Geografia
  • Autor: eduardacalixto2488
  • Perguntado 8 anos atrás

Desde o fim dos governos militares, a América do Sul tem tido um dos mais baixos gastos militares no mundo. Mas o fim das crises econômicas que assolaram o subcontinente entre os anos 1997 e 2000 propiciou condições financeiras para a reemergência de projetos das Forças Armadas e o crescimento dos orçamentos militares para a segurança e defesa em diversos países da região.
(Adaptado de VILLA. Rafael Duarte. Corrida armamentista ou modermzaçào de armamentos na América do Sul: estudo comparativo dos gastos militares. Estudos o Cenários, dez. 2008. p. 48-49. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010).

a) De quais assuntos se ocupa a agenda de segurança e defesa dos governos nacionais?
b) Quais as principais motivações para a m odernização das Forças Armadas por parte dos países sul-americanos?

Respostas

respondido por: makmorales
16
Olá!

a) os países da América Latina, em grande parte, estão preocupados com a segurança de suas fronteiras e com a hegemonia nacional, por isso se preocupam com a modernização para garantir o status de soberania.

O cenário internacional, se você analisar friamente, está cada vez mais confuso, imprevisível e as relações estão mais dinâmicas. Essa incerteza faz com que os países queiram se prevenir de possíveis conflitos.

b) ao analisarmos a globalização, percebemos que ela proporciona uma intensa relação comercial entre os países, mas também gera instabilidades e tensões nas regiões de fronteira.

Sabemos que nas fronteiras da América Latina existe o tráfico de drogas, de mercadorias e a imigração ilegal, além de países com postura pouco amigável em certos momentos, tal como a Bolívia e a Venezuela.

Isso faz com que a relação entre todos, apesar de supostamente amigável, fique incerta; o que resulta no preparo para lidar com a possibilidade de um conflito armado futuro.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares