• Matéria: Geografia
  • Autor: ludmylasoyza1331
  • Perguntado 8 anos atrás

No final dos anos 1940, empresá­ rios nacionalistas, estudantes representados pela União Nacional dos Estudantes (UNE), socialistas, setores da classe média, intelectuais, operários e grupos militares lançaram a cam ­ panha "O petróleo é nosso", numa tentativa de deter a participação do capital estrangeiro e nacionalizar as atividades ligadas à exploração do petróleo no Brasil.
• Como a queda do Estado Novo e as alterações na Constituição de 1946 contribuíram para o surgimento dessa campanha?

Respostas

respondido por: makmorales
2
Olá!

A frase "O Petróleo é nosso" ganhou evidência quando foi dita pelo ex-presidente Getúlio Vargas durante o seu mandato, e, posteriormente, foi usada pela campanha que envolvia vários grupos organizados de toda a sociedade brasileira. Depois de muita pesquisa, descobriu-se que a mesma é autoria de Otacílio Raínho.

Em 1937, o escritor Monteiro Lobato lançou a famosa Carta a Getúlio e o Escândalo do Petróleo, onde criticava a postura do presidente, pois segundo Lobato, Getúlio não incentivava a exploração nacional do petróleo e nem permitia que ele fosse explorado.

Após a queda do estado novo e a ascensão do então presidente Dutra, o mesmo quis alterar a constituição de 1946, que já permitia a exploração do petróleo por empresas estrangeiras, para um modelo onde a produção e o refino do petróleo seriam providos por um fundo nacional, e também contaria com capital estrangeiro.

Os nacionalistas e posteriormente, vários grupos nacionais, se mostraram insatisfeitos com isso. Então, após uma comissão militar em 1947 discutir e divergir sobre a adesão estrangeira sob o petróleo nacional ou não, surgiu a campanha O Petróleo é nosso, que com o tempo ganhou força e apoio.

Seu resultado foi à criação da Petrobras, no ano de 1953.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares