As escavações científicas de Persépolis tiveram início em 1930 e revelaram um enorme enclave real sobre uma plataforma de pedra calcária, num contraforte da montanha. A plataforma mede 297 metros por 448 metros e contém um sofisticado sistema de canais de drenagem, uma rede subterrânea de água que sugere um plano cuidadosamente elaborado. As vastas escadarias que formam o acesso ao complexo também parecem resultar de um cálculo cuidadoso, pois podiam ser subidas a cavalo. Uma inscrição no topo da escadaria mostra que esta sala de entrada foi obra do sucessor de Dario I, Xerxes I, sendo esta apenas uma entre várias inscrições escritas em três línguas: elamita, babilônio e persa antigo. [...] Persépolis foi planejada para as cerimônias reais. O rei e a sua entourage familiar tinham aqui os seus aposentos privados, mas as salas mais importantes eram as de audiências, especialmente a Apadana, ou Sala de Audiências, de Dario, o Grande: um quadrado com 61 metros de lado, seis filas de colunas com 18 metros de altura e podendo abrigar cerca de 10.000 pessoas. A Sala do Trono de Xerxes, conhecida como Sala das Cem Colunas, era ainda maior: um quadrado com 73 metros de lado. A pedra calcária é, atualmente, o material predominante mais em evidência, mas antigamente havia colunas e telhados de madeira e uma luxuosa decoração, realizada com tintas brilhantes, azulejos sofisticados, ouro, prata, marfim e mármore. A escultura constitui a maior das glórias de Persépolis que sobreviveu. Extensos frisos em baixo- -relevo mostram procissões de figuras ao longo das paredes e das escadas, representando as delegações nobres e estrangeiras que vinham pedir audiências ao rei ou frequentar festivais onde ofereciam os devidos tributos. No acesso à Sala de Audiências de Dario, podemos ver o lado direito e o lado esquerdo das mesmas figuras em paredes diferentes e uma das escadas tem 23 painéis nos quais podem ser identificados povos diferentes do Império [...]".
1. Persépolis foi uma cidade minuciosamente planejada. Identifique elementos do texto que confirmam essa afirmação.
2. Qual é a relação entre as esculturas encontradas em Persépolis e o poder do rei da Pérsia?
3. Quando começaram as escavações arqueológicas em Persépolis? Em que ano esse sí tio arqueológico foi declarado patrimônio mundial? Em sua opinião, qual é a importância dessa declaração?
Anexos:
Respostas
respondido por:
21
1-uma rede subterrânea de água que surge um plano cuidadosamente elaborado. As vastas escadarias que formam o acesso ao complexo também parece resultar de um calculo cuidadoso, pois podiam ser subidas a cavalo.
2- A escultura revela o auge da glória real.
3-ainda estou procurando :/
respondido por:
10
As escavações científicas de Persepolis tiveram início em 1930 e revelaram um enorme enclave real sobre uma plataforma se pedra calcária, num contraforte da montanha.
Resumindo...
2° Parágrafo do texto
Perguntas similares
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás