• Matéria: História
  • Autor: Mimaibuck7742
  • Perguntado 8 anos atrás

A cam ada dos desclassificados ocupou todo o Vácuo imenso' que se abriu entre os extremos da escala social I...J. Ao contrário dos senhores e dos escravos, essa camada não possui estrutura social configurada, caracterizando-se pela fluidez, pela instabilidade, pelo trabalho esporádico, incerto e aleatório. Ocupou as funções que o escravo não podia desempenhar, ou por ser antieconômico desviar mão de obra da produção, ou por colocar em risco a condição servil: funções de supervisão (feitor), de defesa e policiamento (capitão do mato, milícias e ordenanças), e fun­ ções complementares à produção (desmatamento, preparo do solo para o plantio) / 7 SOUZA, Laura de Mello e. Desclassificados do ouro: a pobreza mineira no século XVIII. Rio de Janeiro: Graal, 1990. p. 63.

a) Segundo a autora, quais eram os extremos da escala social na América portuguesa?
b) O que caracteriza a “camada dos desclassificados”?
c) Valendo-se do que você estudou neste capí­ tulo, explique por que podemos afirmar que a sociedade mineradora era caracterizada pela desigualdade social.

Respostas

respondido por: anapbertho
187
Olá,

Neste excerto, a historiadora Laura de Mello e Souza trata da sociedade que se formou durante o ciclo minerador na atual região de Minas Gerais.

a) A autora aponta que os extremos da escala social eram os senhores, colonos, proprietários de grandes terras/lavas, brancos e livres e, no outro extremo, os escravos, cativos e negros.

b) 
Como o próprio nome diz, os desclassificados não estavam encaixados em nenhuma das duas categorias sociais (senhores e escravos). Eles eram livres, mas não chegavam a ser senhores, pois eram pobres. Eles ocupavam funções que poderiam ser feitas também por escravos, dependendo da situação.  

c) A desigualdade social acontece porque observamos que é uma sociedade em que as pessoas não possuem as mesmas oportunidades e não recebem o mesmo tratamento. 

Bons estudos!
Perguntas similares