• Matéria: História
  • Autor: marioailton2449
  • Perguntado 8 anos atrás

Democracia à prova "N o s últimos anos em todo o mundo, milhares de homens e mulheres exigiram educação, trabalho, moradia e participação nas decisões que lhes afetam. L...J uma vida digna, sem medo e na qual os direitos humanos sejam uma realidade. As redes sociais mostram ao mundo suas reivindicações. E, quando não têm resposta satisfatória, tomam as ruas. [...] Isso é um alerta: já não basta ganhar eleições, a cidadania demanda um permanente diálogo com as autoridades. O protesto tem sido um dos motores das maiores mudanças políticas e sociais. Já promoveu a queda de ditaduras e tornou realidade o voto universal, o fim da escravidão, o respeito pela diversidade sexual, o fim do apartheicl e a reparação para vítimas, entre muitas outras conquistas. Na região [da América Latina], porém, alguns governos veem as manifestações como legítimas ameaças à sua autoridade. [...] A resposta muitas vezes é desproporcional [...], apelando [...] ao uso excessivo e indiscriminado da força e a detenções arbitrárias. [...] Quando o direito a protestar pacificamente é protegido e exercido adequadamente, é uma ferramenta poderosa para promover o diálogo e a participação. [...] Estes direitos como tais não fomentam a violência, mas nos resguardam dela. [...] Ignorar as reivindicações já não é uma opção. Está na hora de escutá-las, levá-las em conta e avançar na construção da sociedade de direitos prometida.//

1. Qual é a relação entre o texto e a imagem?
2. 0 autor afirma que muitos protestos objetivam garantir que os direitos humanos sejam uma realidade para todos. Pesquise o conteúdo da Declaração Universal dos Direitos Humanos e depois elabore um texto comentando quais direitos, em sua opinião, são respeitados e quais são violados.
3. Expliqueaseguinte afirmação do texto: "Quando o direito a protestar pacificamente é protegido e exercido adequadamente, éuma ferram enta poderosa para promover o diálogo e a participação. [...] Estes direitos como tais não fomentam a violência, mas nos resguardam dela

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
55
Olá,

 1- Não tem a imagem e eu não encontrei na internet, mas acredito que a imagem possa retratar pessoas reivindicando de alguma forma: Sejam em redes sociais ou em ruas. A verdade é que o texto aborda a força dos protestos da população onde quer que esses protestos sejam feitos.

2- A declaração dos direitos humanos é um material disponível a todos e que possui em seu núcleo vários artigos afim de afirmar a melhor forma para viver. Em todos os artigos vemos que em partes são respeitadas, é como se existisse uma minoria no Brasil em que nenhum daqueles direitos se aplicam. Vemos sempre que há pessoas que não tem acesso aos seus direitos e por isso vivem de forma deplorável.

3- Durante a ditadura, o direito a protestos foi proibido e recebido com muita violência policial. Poder protestar tranquilamente reafirma um dos direitos universais do homem, encontrado no Artigo V "Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.", sendo assim podemos alcançar grandes mudança estando protegidos de toda e qualquer violência (teoricamente).
respondido por: carlossantos1594
1

Resposta:

Explicação:

1-A verdade é que o texto aborda a força dos protestos da população onde quer que esses protestos sejam feitos.

2-Vemos sempre que há pessoas que não tem acesso aos seus direitos e por isso vivem de forma deplorável.

3-"Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante

Perguntas similares