Tanto o marxismo quanto as principais correntes anarquistas defendiam o fim da propriedade privada e do capitalismo. Apesar disso, eles tinham profundas divergências entre si. Aponte as principais diferenças que separavam a teoria marxista do pensamento anarquista.
Respostas
Olá, tudo bem?
É verdade que tanto o marxismo quanto o anarquismo defendiam o fim da propriedade privada, porém são muito divergentes entre si.
Apesar de propor o fim da propriedade privada, o anarquismo prevê o fim da forma de dominação estatal, pois para os anarquistas, a sociedade seria capaz de se autorregular independente do Estado. Não somente o Estado seria nocivo à convivência em sociedade, mas qualquer forma de hierarquia: seja ela econômica, política, cultural. Para os anarquistas, as instituições religiosas, de dominação estrutural (como o patriarcado e o machismo) também devem ser abolidas.
Já para o socialismo marxista, mesmo propondo o fim da propriedade privada, como faz o anarquismo, prevê o fortalecimento estatal e sua intervenção em todos os setores da sociedade, econômico, social, político e cultural, para que todos sejam iguais e possuam as mesmas oportunidades, independente de onde vieram. Desta forma, os meios de produção deveriam pertencer à classe trabalhadora.
É importante observar que o termo “marxismo” é vago e pode ser usado para designar ideias totalmente divergentes, então supus que a pergunta se trata da teoria socioeconômica de Marx e Engels.