• Matéria: História
  • Autor: rosimarcarvalho8118
  • Perguntado 8 anos atrás

(ENEM-MEC/2009) y/Na década de 30 do século XIX, Tocqueville escreveu as seguintes linhas a respeito da moralidade nos EUA: ‘A opinião pública norte-americana é particularmente dura com a falta de moral, pois esta desvia a atenção frente à busca do bem-estar e prejudica a harmonia doméstica, que é tão essencial ao sucesso dos negócios. Nesse sentido, pode-se dizer que ser casto é uma questão de honra*/ ' TOCQUEVILLE, A. Democracy m America. Chicago: Encyclopsedia Britannica, Inc., Great Books 44,1990. (Adaptado) Do trecho, infere-se que, para Tocqueville, os norte-americanos do seu tempo a) buscavam o êxito, descurando as virtudes cí­ vicas.
b) tinham na vida moral uma garantia de enriquecimento rápido.
c) valorizavam um conceito de honra dissociado do comportamento ético.
d) relacionavam a conduta moral dos indiví­ duos com o progresso econômico.
e) acreditavam que o comportamento casto perturbava a harmonia doméstica.

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
18
Olá.


Conforme o texto de Tocqueville, a opinião pública do povo norte-americano se baseia na tradição da relação entre os seus próprios valores morais, assim como ao sucesso econômico de sua nação.

Essa medida está relacionada ao caráter liberal dos estadunidenses, que tem origem desde a sua criação como uma nação independente, ou seja, com o respeito a iniciativa livre, assim como, a propriedade privada, que são fundamentais para uma sociedade democrática.
Por isso, conseguimos afirmar que todas essas características apresentadas estão expostas na alternativa D.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares