• Matéria: Física
  • Autor: KarolZynhaaa6415
  • Perguntado 8 anos atrás

1-Um objeto está colocado a 40 cm do vértice de um espelho esférico côncavo e distância focal igual a 20 cm. Determine o tamanho da imagem dessa pessoa. 2-Uma pessoa de 1,80 m de altura encontra-se a 3,0 m de uma câmera escura de orifício. Sendo o comprimento da câmera 15 cm, determine o tamanho da imagem dessa pessoa. 3-Obtém-se um espelho esférico côncavo, niquelando-se uma das superfícies de uma calota retirada de uma esfera de 40 cm e raio. Determine o raio de curvatura e a distância focal do espelho obtido. Ajuda ai e pra um trabalho aqui!

Respostas

respondido por: almazzorani
1
Olá!

1) Se o objeto está no centro de curvatura do espelho, a imagem formada será real, invertida e igual. A imagem é formada literalmente abaixo do objeto, com o mesmo tamanho.

2) 
A relação entre as alturas do objeto (\:\:o\:\:) e da imagem (\:\:i\:\:) é proporcional a relação entre as distâncias da pessoa à lente  (\:D_{P-L}\:) e da lente ao espelho da câmera (\:D_{L-E}\:)(ou seja, seu comprimento propriamente dito).Podemos estabelecer, assim, a relação:

\frac{o}{i} = \frac{D_{P-L}}{D_{L-E}}

Substituindo os valores e convertendo os 15cm para metros (15 cm = 0,15 m):

\frac{1,8}{i} = \frac{3}{0,15}

Resolvendo para i:

i = \frac{1,8\cdot 0,5}{3} = 0,3\: m = 30\: cm

3) O foco fica no ponto médio entre o centro (ou raio) de curvatura (C) e o vértice.
Portanto, o raio de curvatura dessa calota é o próprio R = 40\:cm e seu foco se situa a f = 20\:cm.

Abraço!
Perguntas similares