• Matéria: Português
  • Autor: karol1319
  • Perguntado 8 anos atrás

7)(Fuvest 99) O cheque em branco que o eleitor passa ao eleito é alto demais, faz parte da condição mesma de o candidato expor-se ao escrutínio público e abrir mão de uma série de prerrogativas, entre elas a privacidade. (Folha de S.Paulo, 3/9/98) Há algum problema na expressão “alto demais”, dado o contexto linguístico em que ela ocorre? Justifique sua resposta.



Respostas

respondido por: Liziamarcia
38
a) Há algum problema de coerência na expressão ALTO DEMAIS, dado o contexto lingüístico em que ela ocorre? Justifique sua resposta.

a)existe uma falta de coerência, na questão ,pois se o cheque está "em branco", como o cheque ,pode ser "alto demais"!

b) Qual é, no texto, a relação de sentido entre PRERROGATIVAS e PRIVACIDADE?
"Prerrogativas "--->>seriam Os previlegios e as vantagens

Privacidade --->>seria sua " vida privada a nossa intimidade ".
respondido por: IrotsaRutra
6

Resposta:

a) Há uma incompatibilidade de sentido entre os termos “cheque em branco” e “alto demais”. Trata-se de um paradoxo, já que se apresentam simultaneamente ideias que não se coadunam; se o cheque está “em branco”, sem valor expresso, especificado, não se pode dizer que seja “alto demais” (“alto” é pressuposto de valoração, que no caso não há). O que de fato dá sentido à expressão dentro do contexto é um subentendido: receber um cheque em branco do eleitor (muito poder) implica alta responsabilidade do eleito, que deve ser cauteloso no exercício de sua função pública e ciente da renúncia de direitos que a investidura acarreta.

b) Uma das prerrogativas do cidadão é o direito à privacidade. Como faz parte da condição de candidato a homem público abrir mão exatamente da vida privada, a “privacidade”, então, é “prerrogativa”, direito, que se perde. Prerrogativa é gênero, conjunto de direitos (entre os quais, como espécie, o direito à privacidade).  

Perguntas similares