• Matéria: História
  • Autor: EUsouEUmesmo
  • Perguntado 8 anos atrás

como era a economia do Brasil colonial?

Respostas

respondido por: pandaaanna
80
A economia da época era comandada por Portugal, que mantinha a exclusividade nos negócios com a colônia. O pau-brasil foi a primeira atividade econômica exercida no país, mas com o uso excessivo, a árvore se tornou rara. Logo foram introduzidas as culturas de algodão, tabaco, cana-de-açúcar e a mineração.
respondido por: SnowGirl
93
Economia agroexportadora de monoculturas.

O Brasil era uma colônia que basicamente exportava suas monoculturas para sua metrópole ( Portugal ), sua principal na época, a cana de açúcar, foi amplamente comercializada na Europa e muito disputada por países com técnicas de refino avançadas, como a Holanda. Além da cana, outras matérias primas foram exploradas, como o Pau-Brasil, que deu nome ao país futuramente. O pacto colonial entre a colônia e a metrópole funcionava assim:

Grande plantio de monoculturas ( Somente um tipo de produto plantado em uma grande porção de terra ) era feito no Brasil, depois mandavam-se as matérias primas para Portugal, lá eles refinavam essas matérias e depois vendiam os produtos mais lucrativos para outros países e para a colônia.

PS: No pacto colonial,a colônia somente poderia comercializar com a metrópole

Matéria prima $ ( Colônia ) --> Venda lucrativa $$$ ( Metrópole ) --> Materiais refinados eram vendidos para a colônia --> Colônia fornece matéria prima...

E assim se mantém o ciclo...

Bjss ^^
Avalie minha resposta.
Bons estudos!
Perguntas similares