• Matéria: Biologia
  • Autor: MARIAGABRIELIP3063
  • Perguntado 8 anos atrás

(UEL-PR) Desde Louise Brown, a primeira “ bebê de proveta”, nascida em 1978, a fecundação in vitro sofreu um considerável desenvolvimento. Este método requer um tratamento hormonal adequado, o qual resulta dos conhecimentos adquiridos sobre a fisiologia do ciclo menstruai feminino. Hoje em dia, é possível uma mulher engravidar após a menopausa, recorrendo às técnicas de reprodução terapeuticamente assistida. A seguir, cita-se um exemplo de tratamento hormonal associado à fecundação in vitro para a transferência de embriões:
1- fase - Tem início no primeiro dia do ciclo e utiliza um análogo estrutural da GnRH (hormônio liberador de gonadotrofina), que impede este hormônio de agir sobre a hipófise. Normalmente, após 14 dias de tratamento, inicia-se a segunda fase.
2- fase - Utiliza-se um hormônio sintético que estimula o desenvolvimento de vários folículos, a fim de obter ovócitos. O processo de maturação folicular é monitorizado por ecografia.
3- fase - A fim de desencadear a ovulação, quando a maturação folicular é adequada, administra-se gonadotrofina coriônica humana (H C G ). A retirada dos ovócitos é realizada em 36 horas após a injeção hormonal.
4- fase - Após a retirada dos ovócitos, a mulher recebe outro tratamento hormonal, por via endovaginal, durante 8 dias, com o objetivo de preparar o útero para a nidação. Com base nas informações do texto, considere a afirmativa a seguir: O hormônio sintético adm inistrado na 2a fase do tratamento hormonal tem uma ação semelhante ao................ enquanto a adm inistração de H CG , na 3a fase, visa sim ular a alta taxa de...............
Qual alternativa contém os hormônios que, respectivamente, preenchem as lacunas?
a) Estrogênio e hormônio luteinizante.
b) Hormônio folículo-estimulante e progesterona.
c) Estrogênio e progesterona.
d) Hormônio folículo-estimulante e luteinizante.
e) Hormônio luteinizante e estrogênio.

Respostas

respondido por: kacauchan
68
Olá!!

A resposta correta é a letra d) Hormônio folículo-estimulante e luteinizante.

Vamos ver para que serve cada um:

Hormônio Folículo-estimulante: Também conhecido como Hormônio FSH é um tipo de glicoproteina que provoca a secreção de estrogênio, sendo que o mesmo é primordial para a evolução da superfície de um ovário, sendo um folículo que possui o ovulo. Também é responsável pela secreção e reprodução de hormônios, da puberdade do nosso corpo e nosso crescimento. Sendo o mesmo excretado pela glândula pituitária anterior.


Hormônio Luteinizante: Também conhecido como Hormônio LH, possui característica gonadotrófica e é levado a partir do sangue em direção as glândulas sexuais masculinas, que são os testículos e as femininas, que são os ovários.
Nos homens auxilia a liberar a testosterona e nas mulheres ajuda a liberar progesterona.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

respondido por: keetlenb
8

Resposta:letra d

Explicação:

Letra d

Perguntas similares