• Matéria: História
  • Autor: Kynastongevegie2641
  • Perguntado 8 anos atrás

Tecnologia da m orte

Aviões de combate, tanques, submarinos e gases tóxicos entraram em cena durante a Primeira Guerra Mundial, em um trágico reflexo da corrida armamentista entre os países beligerantes [...]. N as p rim e ira s sem a n a s, os b o m b ard eio s sistem áticos provocaram consideráveis perdas hum anas, assim com o as m etralhadoras, que levantavam m uros de balas contra os que se atreviam a cruzar a terra de ninguém. Ambos os lados desenvolveram rapidamente uma artilharia pesada, com uma potência nunca antes vista. Em consequência, todos os soldados se viram obrigados a se proteger em trincheiras, ao mesmo tempo em que os generais buscavam soluções para alcançar as linhas inimigas. Os britânicos testaram um veículo blindado, que se movimentava por meio de esteiras, já em 1914, para acompanhar a infantaria. Em 1916, na batalha do Somme, foi utilizado [...] para o combate, mas com resultados pouco convincentes. O nome 'tanque' veio de uma ideia dos ingleses para manter em segredo a nova arma: retrataram os protótipos como se fossem 'tanques de água', para transporte. [...] O capacete de metal generaliza-se por todos os exércitos em 1915, assim com o o uso do arame farpado, para impedir o avanço dos inimigos, que matou milhares de soldados. A guerra acabou com qualquer iniciativa para regular os armamentos. E a inovação mais aterradora, os gases tóxicos, utilizados pela primeira vez pelos alemães, afetou profunda mente as pessoas. U ] Independentem ente de estarem bem ou mal protegidos nas trincheiras, para os soldados o perigo passou a vir também do céu. Em 1914, a aviação estava dando seus primeiros passos, principalmente no seu uso para combate. Por isso, os aviões inicialmente foram usados somente como postos de observação. [...] Verdun, no leste da França, foi o palco da primeira grande batalha aérea, em 1916. 'Se a Grande Guerra foi uma batalha terrestre por excelência, pôs em primeiro plano um conceito estratégico que se consolidou nos conflitos posteriores do século XX: o domínio do céu como condição indispensável para toda ação de envergadura em terra', escreveu o historiador francês Jean-Yves Le Naour, em seu livro Dicionário da Grande Guerra. A guerra naval também teve inovações. Os alemães, que não quiseram competir com o domínio britânico no mar, construíram, em vez disso, submarinos [...] em grande escala, desde o início do conflito. Em 1915 dispunham de 15 submarinos, dois anos depois, em 1917, já eram 150. No total, foram usados 350. [...] Mas com a potência de fogo desenvolvida e a exibição de invenções mortíferas, a Primeira Guerra Mundial já prenunciava a maioria dos conflitos bélicos que estavam por vir.( AFP. Ianques, aviões e gases, as inovações da Primeira Guerra Mundial. Uol. São Paulo, 26 jun. 2014. Disponível em . Acesso em 15 fev. 2016)

1. Identifique as inovações tecnológicas utilizadas na Primeira Guerra Mundial citadas no texto.
2. Qual dessas inovações tecnológicas foi considerada a mais relevante, sendo, posteriorm ente, a mais utilizada pelas Forças Armadas dos países ocidentais? Justifique com trechos do texto.
3. Explique o trecho: “Mas com a potência de fogo desenvolvida e a exibição de inven­ções m ortíferas, a Prim eira Guerra Mundial já prenunciava a m aioria dos conflitos bélicos que estavam por vir”

Respostas

respondido por: BrunoLDSM
123
Prezado,

1 - Das tecnologias no texto estão citados; Aviões de Combate, Submarinos, Gases Tóxicos, metralhadoras, tanques, arame farpado, capacetes de metal.

2 - Tanque de Guerra (Os britânicos testaram um veículo blindado, que se movimentava por meio de esteiras, já em 1914)

3 - Devido ao teor catastrófico que fora a primeira guerra, o massacre realizado deixou bem claro o que estaria por vir caso uma próxima guerra ocorresse, afinal se a primeira guerra já havia sido tão devastadora, a segunda seria impossível de se calcular.

Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas similares