Corriam [...] desde meados de 1936, os processos políticos de triste memória, conhecidos posteriormente como 'processos de Moscou'. 1...1 O objetivo era [...] eliminar a mais leve oposição ao poder de Stálin. [...] Responsabilizados, os velhos leninistas foram sendo presos, torturados nos porões [...] e, antes de morrer, obrigados a se retratar de crimes especialmente inventados para a ocasião." (ANDRADE, Homero Freitas de. O diabo solto cm Moscou: a vida do senhor Bulgákov. São Paulo: Edusp, 2002. p. 183.
a) Esse texto está relacionado a que contexto histórico? Por que os acontecim entos relatados no texto são característicos do regim e stalinista?
b) Pesquise, na Constituição Federal brasileira, a punição, no país, para crim es com o os relatados no texto citado. Depois, verifique se ainda existem no país práticas que podem ser com paradas às de regim es com o o com andado por Stálin. Redija um texto ju stificando sua opinião.
Respostas
A) esse período foi o regime totalitário de Stalin na Russia ( União Soviética na época ) , é possível se notar na parte que o texto relato os velhos lenistas, cujo o mesmo Lenin era o antigo Chefe de Governo da União Soviética e possuía pensamentos bem distintos de Stalin.
B) Durante a ditadura militar Brasileira as punições eram bem parecidas com as exercidas na União Soviética durante a Ditadura de Stalin, isso em relação a pessoas que se opunham ao governo.
Hoje em dia isso é proibido, e nenhum governo Democrático pode punir pessoas por ter pensamentos contrários, na ditadura isso ainda acontece.
Resposta:
Letra A)
Está relacionado ao regime totalitário de Stalin na Rússia (Antiga URSS), e o chamado “Grande Expurgo”, período em que possíveis críticos e opositores a política totalitária de Stalin eram perseguidos presos e mortos. Logo, são características do regime stalinista: completa eliminação de quaisquer formas de oposição; centralização dos processos de tomada de decisão no núcleo dirigente do Partido, censura aos meios de comunicação e expressão, militarização da sociedade e dos quadros do Partido, etc.
Letra B)
A Constituição Federal Brasileira visa:
Tortura: O crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça ou anistia.
Perseguição: Quem, de modo reiterado, perseguir ou assediar outra pessoa, por qualquer meio, direta ou indiretamente, de forma adequada a provocar-lhe medo ou inquietação ou a prejudicar a sua liberdade de determinação, é punido com pena de prisão até 3 anos ou pena de multa, se pena mais grave não lhe couber por força de outra disposição legal.
Falsa acusação: Acusar-se, perante a autoridade, de crime inexistente ou praticado por outrem: detenção, de três meses a dois anos, ou multa.
Assassinato: Matar alguém: pena: reclusão, de seis a vinte anos.
Na atualidade tais atos são proibidos, pois vivemos em uma democracia, mas antigamente, durante os regimes militares brasileiros, houve restrição à liberdade, repressão aos opositores do regime, assassinato, tortura e censura. Comparando-se ao regime stalinista.